A Central Geradora Hidráulica (CGH) Paraíso está em processo de implantação no Km 30 do Rio das Flores, entre os municípios de Bandeirante e Paraíso. O empreendimento é de propriedade da empresa Hidrelétrica Paraíso SPE LTDA e foi projetado para gerar 1 MW (megawatt) de potência instalada
A região Extremo-oeste e o estado de Santa Catarina, em breve, contarão com mais uma fonte geradora de energia limpa e renovável, isso porque encontra-se em processo de implantação, no Km 30 do Rio das Flores, entre os municípios de Bandeirante e Paraíso, uma Central Geradora Hidráulica, a CGH Paraíso. A energia gerada na CGH Paraíso será integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da linha de transmissão de propriedade da Celesc, localizada às margens da SC-492, no Km 12 e então será distribuída para a população.
O empreendimento é de propriedade da empresa Hidrelétrica Paraíso SPE LTDA e foi projetado para gerar 1 MW (megawatt) de potência instalada, com um arranjo bastante simplificado, composto por uma pequena soleira no leito do rio para regularizar a vazão (não havendo formação de lago), tomada d’água, túnel adutor, conduto forçado e casa de força onde ficará abrigado o conjunto de turbina e gerador da usina e de onde as águas do Rio das Flores serão devolvidas ao seu leito normal pelo canal de fuga. Com a energia gerada na CGH Paraíso, quando ela estiver gerando em plena carga, é possível abastecer as necessidades energéticas de até mil residências.
Os empreendedores da CGH Paraíso informaram ainda que já possuem todas as licenças ambientais necessárias à execução da obra, dentre elas a Licença Ambiental de Instalação – LAI nº 7463/2016 emitida pela Fatma/IMA-SC que autoriza a implantação do empreendimento mediante o atendimento à uma série de condicionantes ambientais. Um total de oito programas ambientais estão em desenvolvimento na CGH Paraíso em sua fase de obra, sendo eles: Programa de Monitoramento, Resgate e Salvamento da Ictiofauna (peixes); Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais; Programa de Resgate Brando da Fauna Terrestre; Programa de Acompanhamento da Supressão Vegetal e Resgate da Flora; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas pela Obra; Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental; Programa de Controle de Processos Erosivos, e; Programa de Gestão e Supervisão Ambiental.
A empresa informou ainda que as atividades de retirada de vegetação para a instalação da CGH Paraíso estão devidamente autorizadas através da emissão pela Fatma/IMA-SC da Autorização de Corte – AuC nº 881/2015. Também foi informado que biólogos e engenheiros florestais serão responsáveis pelo acompanhamento ambiental da implantação da CGH Paraíso, de modo que a execução das obras ocorra dentro de elevados padrões de qualidade ambiental, possibilitando a geração de energia de maneira sustentável, com a menor interferência possível no meio ambiente local.
A empresa garante que a gestão ambiental da obra está sendo executada com o objetivo de assegurar o pleno cumprimento das condicionantes ambientais e atendimento à legislação vigente e é coordenada pelo biólogo e Msc. em Ciências Ambientais, Leandro Reinhold Baucke, da Impacto Assessoria Ambiental Ltda & Meta Consultoria Em Energia E Meio Ambiente Ltda. O profissional tem mais de 13 anos de experiência no setor elétrico e atua em outros empreendimentos implantados no Rio das Flores e região.
Os interessados em obterem maiores informações sobre o empreendimento, ou ainda quem quiser agendar uma visita com o setor de Educação Ambiental da CGH Paraíso, poderá entrar em contato por meio do email: impactoenergy@gmail.com ou ainda do telefone (49) 3324-7180.
deixe seu comentário