Estiveram presentes o prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro juntamente com o presidente da Ameosc e prefeito de Itapiranga, Jorge Welter; prefeito licenciado de Guarujá do Sul, Claudinho Weschenfelder e o prefeito em exercício de Guarujá do Sul, Gilmar Klaus
Na manhã desta quarta-feira, dia 31, o prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro juntamente com o presidente da Ameosc e prefeito de Itapiranga, Jorge Welter; prefeito licenciado de Guarujá do Sul, Claudinho Weschenfelder e o prefeito em exercício de Guarujá do Sul, Gilmar Klaus estiveram no Ministério dos Transportes, em Brasília, para reunião com o assessor do ministro Valter Casimiro, Jarbas Vasconcelos. O objetivo da reunião foi buscar informações sobre em que fase se encontra o processo da revitalização da BR-163.
O prefeito, Plínio de Castro explicou que na reunião os prefeitos receberam a informação de que é construído um projeto para licitar a obra em regime de RDC, ou seja, Regime Diferenciado de Processo de Compras, e este regime prevê que a própria empresa que vença o processo licitatório, faça o projeto e a obra posteriormente. No entanto, existe uma demanda junto ao Poder Judiciário Federal, onde há uma determinação de um juiz federal de São Miguel do Oeste para que se retome a obra imediatamente “Este impasse precisa ser resolvido e da mesma forma o Tribunal de Contas da União também não aceitou o RDC apresentado pelo DNIT. Na verdade, estes dois impasses precisam ser solucionados para que o processo tenha continuidade. A expectativa deles é de que até o final do ano estes assuntos sejam resolvidos e posteriormente, seja lançado o edital de licitação”, relatou o prefeito de Cedro.
Durante a reunião os prefeitos também reivindicaram de que o DNIT faça uma audiência pública na nossa região, especificamente em São José do Cedro, para ouvir as lideranças. Plínio de Castro destacou que foram reivindicadas melhorias no elevado localizado no trevo de nossa cidade.
Na noite da terça-feira, dia 30, os prefeitos participaram de reunião com a bancada de deputados federais de nosso estado, na oportunidade, também foi reivindicado referente à revitalização da rodovia e para surpresa de todos, os deputados informaram que o Governo Federal tinha alocado apenas R$ 1 milhão para as obras da BR-163. “A bancada federal catarinense cumpriu seu papel e foi colocado no orçamento da União de 2019 o valor de R$ 50 milhões para a revitalização da rodovia. É evidente de que este valor não será suficiente para todo o projeto, mas, nós acreditamos que durante o período de um ano não tem condições de executar obras para mais deste valor, então segundo nossa avaliação, para 2019 este valor seria suficiente. Agora iremos continuar acompanhando e no aguardo de como vai evoluir esta situação, uma vez de que nossa região não suporta mais as condições da BR-163”, disse o prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro.
deixe seu comentário