O que você procura?

Home Santa Catarina inicia elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

Santa Catarina inicia elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

Seis especialistas contratadas atuarão na formulação do documento, com foco em equidade de gênero e combate à violência

Ascom SAS

Última atualização: 2025/08/05 8:33:08

Na última Sexta (01), foi dado início ao Agosto Lilás. O Governo de Santa Catarina deu início à construção do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, com a contratação de seis pesquisadoras que atuarão na Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. A iniciativa marca o desenvolvimento de um instrumento estratégico voltado à promoção da equidade de gênero, prevenção da violência, fortalecimento da autonomia econômica e garantia de direitos para as mulheres catarinenses.

As profissionais, selecionadas via edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), são mestres e doutoras e desenvolverão pesquisas, diagnósticos e apoio técnico. O trabalho levará em consideração aspectos como distribuição populacional por faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, condições socioeconômicas e desigualdades de trabalho, com foco nas diferentes realidades regionais do estado. O investimento previsto é de R$ 1.008.000,00 e o plano deverá ser concluído em 2026.

A iniciativa é coordenada pela vice-governadora Marilisa Boehm em conjunto com a secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont. A ação é considerada um marco no enfrentamento à desigualdade de gênero em Santa Catarina.

Durante o mês de agosto, o Estado promove uma programação especial com o Ônibus Lilás, palestras, campanhas educativas e ações integradas com municípios, visando ampliar a conscientização e o combate à violência contra a mulher.

deixe seu comentário

leia também