Seis especialistas contratadas atuarão na formulação do documento, com foco em equidade de gênero e combate à violência
Ascom SAS
Última atualização: 2025/08/05 8:33:08Na última Sexta (01), foi dado início ao Agosto Lilás. O Governo de Santa Catarina deu início à construção do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, com a contratação de seis pesquisadoras que atuarão na Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. A iniciativa marca o desenvolvimento de um instrumento estratégico voltado à promoção da equidade de gênero, prevenção da violência, fortalecimento da autonomia econômica e garantia de direitos para as mulheres catarinenses.
As profissionais, selecionadas via edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), são mestres e doutoras e desenvolverão pesquisas, diagnósticos e apoio técnico. O trabalho levará em consideração aspectos como distribuição populacional por faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, condições socioeconômicas e desigualdades de trabalho, com foco nas diferentes realidades regionais do estado. O investimento previsto é de R$ 1.008.000,00 e o plano deverá ser concluído em 2026.
A iniciativa é coordenada pela vice-governadora Marilisa Boehm em conjunto com a secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont. A ação é considerada um marco no enfrentamento à desigualdade de gênero em Santa Catarina.
Durante o mês de agosto, o Estado promove uma programação especial com o Ônibus Lilás, palestras, campanhas educativas e ações integradas com municípios, visando ampliar a conscientização e o combate à violência contra a mulher.
deixe seu comentário