Home Santa Catarina já teve 148 mil trabalhadores desempregados em função da pandemia

Santa Catarina já teve 148 mil trabalhadores desempregados em função da pandemia

Os dados são de pesquisa do Sebrae/SC junto ao público que atende, o segmento de pequenas e microempresas

Última atualização: 2020/04/02 3:03:07


Foto: Ilustrativa


O impacto do coronavírus no emprego é pesado em Santa Catarina. Desde o início do isolamento em 18 de março até o dia 29 – num período de duas semanas – 148 mil trabalhadores perderam o emprego no Estado. Os dados são de pesquisa do Sebrae/SC junto ao público que atende, o segmento de pequenas e microempresas. A pesquisa ouviu 2.120 empresários de todas as regiões do Estado nos dias 30 e 31 de março e tem um índice de confiança de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Santa Catarina conta com 785.147 pequenos negócios e desses, 330.470 são micro e pequenas empresas. Os demais são microempreendedores individuais (MEIs), que geram poucos empregos além dos seus. Segundo o Sebrae, todo esse grupo representa 91% das empresas do Estado e 57% dos empregos formais.

De acordo com a pesquisa, 19,5% das empresas entrevistadas afirmam ter feito, em média, duas demissões nesse período. O levantamento também questionou o faturamento e 91% informaram que tiveram redução de 90%, o que soma perda conjunta de R$ 4,4 bilhões. Segundo o Sebrae, todas as regiões foram fortemente impactadas. 

— Os números são impactantes e ao expor eles, o Sebrae/SC chama a atenção para as 148 mil pessoas que estão no caminho da perda de renda hoje em Santa Catarina. Entendemos que a luta contra a pandemia é e deve ser prioridade, mas é preciso chegar a um equilibro para garantir que essas pessoas possam ter seus empregos, já que essa é a única forma de manter o sustento de suas famílias. A nossa preocupação neste momento é com a vida humana — alertou o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca. 


Foto: Ilustrativa

deixe seu comentário

leia também

leia também