Santa Catarina recebe as primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue, com previsão de mais 14.100 doses. Crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da Região Norte serão prioritárias na primeira etapa da vacinação
Fonte: WH3
Última atualização: 2024/02/22 4:42:24Chegaram em Santa Catarina na noite desta quarta-feira, dia 21, as primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue, a previsão que mais 14.100 doses cheguem nas próximas horas, contando com 29.100 na primeira etapa. Segundo orientações do Ministério da Saúde, devido a quantidade limitada de doses da vacina disponíveis, os grupos prioritários serão crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da Região Norte, que irão receber uma dose. A distribuição para os municípios contemplados se dá nesta quinta-feira, dia 22, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
“Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, comenta a secretária.
A campanha de vacinação contra a dengue tem o propósito de reduzir o número de hospitalizações e óbitos em decorrência da doença. No entanto, é preciso alcançar a meta de 90% para a cobertura completa do esquema de vacinação, sendo assim a segunda dose com o intervalo coreto de 90 dias, é diretamente interligada à proteção da doença.
Segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue de 2024, do Ministério da Saúde, as doses da vacina serão destinadas aos municípios de grande porte, com população igual ou superior a 100 mil habitantes, que apresentaram alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos. Isso inclui também os demais municípios das suas regiões de saúde, independentemente do tamanho populacional, priorizando aqueles com predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente) e maior número de casos no monitoramento entre SE-27/2023 e SE-02/2024.
deixe seu comentário