Evento reúne mais de 870 atletas de 19 municípios
Redação TVGC
Última atualização: 2025/08/29 11:16:01A quinta edição da Olimpíada da Terceira Idade (OTI) teve início nesta Sexta-feira(29), no ginásio de esportes Lauter Weber, em São José do Cedro, reunindo mais de 870 atletas de 19 municípios do Extremo-Oeste catarinense. Pela primeira vez, todos os municípios filiados à AMEOSC participaram, fortalecendo o encontro regional e destacando a valorização da prática esportiva entre a população idosa.
Segundo Airton Fontana, secretário executivo da AMEOSC, o evento é resultado de um planejamento anual que inclui seletivas municipais para definir as equipes. “É um momento de se encontrar com a equipe, conhecer outros municípios e sentir a emoção de participar”, disse Fontana, ressaltando também o papel da AMEOSC em coordenar políticas esportivas e promover integração entre os municípios filiados.
O evento contou com a presença de prefeitos, secretários de esportes e líderes comunitários, que destacaram a importância de apoiar iniciativas voltadas à terceira idade. O secretário de esportes de São José do Cedro, Roberto Eurico Ferraz, destacou que sediar a OTI movimenta a cidade e promove integração entre municípios. Já o prefeito Fernando Júlio Will enfatizou o compromisso do município em oferecer infraestrutura e apoio para valorizar a população idosa, enquanto o vice-prefeito Enio Carossi reforçou a relevância da participação de todos os representantes municipais na organização e supervisão das modalidades.
O colegiado regional de esportes, coordenado pelo secretário de Tunápolis, Edson, foi apontado como fundamental para garantir a padronização das competições, a troca de experiências entre dirigentes e a participação ativa de cada município. O ginásio Lauter Weber, que já recebeu centenas de jogos ao longo de 25 anos, foi palco de recordações e celebração do esporte. A OTI reúne 12 modalidades esportivas, incluindo canastrão e bocha, distribuídas em quatro locais de competição, promovendo não apenas competição, mas lazer, amizade e reconhecimento da contribuição dos idosos para a cultura e o desenvolvimento regional.
A Olimpíada da Terceira Idade consolida o compromisso da AMEOSC e dos municípios filiados em promover saúde, integração e valorização da população idosa, reforçando a tradição esportiva e comunitária no Oeste catarinense.
deixe seu comentário