O que você procura?

Home São Lourenço do Sul decreta calamidade pública após fortes chuvas no Sul

São Lourenço do Sul decreta calamidade pública após fortes chuvas no Sul

São Lourenço do Sul é o município mais afetado pelas chuvas intensas dos últimos dias no Sul do Rio Grande do Sul

CorreioDoPovo

Última atualização: 2025/08/23 7:03:03

O prefeito Zelmute Marten decretou calamidade pública neste sábado (23) após o registro de mais de 200mm de precipitação em 24 horas, com acumulado próximo a 300mm entre a cidade e o interior. O volume de água já atingiu mais de 2 mil residências, deixando diversas famílias desalojadas e 17 pessoas abrigadas emergencialmente na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Desde a madrugada, equipes da Defesa Civil Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros atuam em resgates e no apoio às famílias, enquanto o Governo do Estado e o Governo Federal foram acionados para garantir medidas emergenciais. Segundo o prefeito, o transbordamento do arroio São Lourenço ocorreu devido ao acúmulo de água na zona rural, que desce em direção à área urbana em cerca de oito horas. O bairro Lomba é o mais afetado até o momento.

Em municípios vizinhos, também foram registrados impactos. Em Pinheiro Machado, quatro pontes ficaram submersas, mas a situação já foi normalizada. Dois bueiros rompidos no Assentamento Pinheiro Machado devem ser consertados ainda neste sábado, enquanto estradas rurais seguem em reparo. Já em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, o nível do rio subiu, mas começa a escoar lentamente para a Lagoa dos Patos, sem causar transtornos significativos.

A publicação oficial do decreto de calamidade pública em São Lourenço do Sul permitirá a adoção de ações emergenciais, com prioridade no atendimento às famílias atingidas e na recuperação das áreas danificadas.

deixe seu comentário

leia também