O índice é referente aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 8 anos*, avaliados nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática
Prefeitura de São Miguel do Oeste
Última atualização: 2025/08/08 10:48:07São Miguel do Oeste registrou um avanço significativo nos índices de alfabetização, conforme os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da avaliação do programa Alfabetiza Brasil.
De acordo com os resultados, o município elevou o percentual de alunos alfabetizados de 68,6% em 2023 para 75,64% em 2024, superando a meta projetada para o ano. O índice é referente aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 8 anos*, avaliados nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Os dados fazem parte da política pública Alfabetiza SC, conduzida em Santa Catarina em regime de colaboração entre estado e municípios, e integrada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao qual São Miguel do Oeste aderiu em 2023.
O município também alcançou padrão de desempenho proficiente nas duas áreas avaliadas, consolidando-se como referência regional em políticas de alfabetização.
A avaliação é uma das principais ações da política catarinense de alfabetização, que visa garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em São Miguel do Oeste, as escolas da rede municipal vêm desenvolvendo um trabalho contínuo de qualificação dos professores, uso de materiais didáticos específicos e acompanhamento pedagógico, o que tem refletido nos bons resultados.
Além do avanço nos índices, o município também se destacou pelo alto percentual de participação na avaliação: 83,26% dos estudantes esperados realizaram a prova.
Para efeito de comparação, os índices de alfabetização do 2º ano em 2024 foram:
Brasil: 59,2%
Santa Catarina: 62,02%
O prefeito Edenilson Zanardi comemorou o resultado, destacando o empenho coletivo para alcançar esse avanço:
“Esse resultado é fruto do trabalho dedicado de nossos professores, do esforço das famílias e do comprometimento da gestão em investir na educação. Estamos muito felizes em ver que nossas crianças estão aprendendo mais e melhor, e vamos continuar trabalhando para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento”, afirmou.
deixe seu comentário