Home São Miguel do Oeste avança em ações para acolhimento de autistas e intensifica combate à dengue

São Miguel do Oeste avança em ações para acolhimento de autistas e intensifica combate à dengue

Secretária de Saúde destaca propostas para inclusão e alerta sobre aumento de casos da doença no município

TVGC

Última atualização: 2025/04/15 3:53:45

A secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, Camila Bernardi, destacou em entrevista os avanços e desafios no atendimento de pessoas com autismo e reforçou as medidas de enfrentamento à dengue, que preocupa as autoridades locais.

Segundo Camila, o 2º Simpósio do Autismo, realizado no último sábado, 12, foi um marco para o debate e troca de experiências sobre o acolhimento de autistas na rede pública. “O evento foi fantástico. O Kadu Lins trouxe muitas ideias que podemos implantar aqui, como adequar as salas de espera para torná-las mais lúdicas e tranquilas, não só para crianças autistas, mas para todas”, afirmou.

A secretária revelou que o município enfrenta dificuldades para contratar profissionais especializados, mas que soluções estão sendo buscadas. “Conseguimos trazer uma fonoaudióloga, que deve começar os atendimentos em maio, e buscamos capacitar nossa equipe com palestras e oficinas para que tenham um olhar de empatia no atendimento.”

Além disso, ela destacou iniciativas alternativas para suprir a demanda. “Queremos criar uma cozinha interativa, onde as crianças possam mexer em diferentes texturas e trabalhar a seletividade alimentar, como uma forma de estimular o desenvolvimento”, completou.

Camila também comentou sobre a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da sede da Associação dos Autistas, que devem ampliar a rede de suporte às famílias. “O centro da associação deve ser concluído até o fim do ano ou início de 2025. Já o CER tem previsão de dois anos para entrega, e vai atender deficiências física, intelectual, auditiva, visual e saúde mental.”

deixe seu comentário

leia também

leia também