Feriado estadual seria comemorado no dia 25 de novembro, dia da Santa Catarina de Alexandria
NSC
Última atualização: 2025/04/16 11:03:55Um requerimento que tramita na Câmara de Florianópolis pede para que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) institua um novo feriado estadual em 25 de novembro: dia da Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado. O pedido foi feito por Diácono Ricardo (PSD), vereador da Capital, e aguarda a votação do plenário.
Segundo o pedido, o feriado no dia 25 de novembro não se resumiria apenas a uma data religiosa, mas também simbolizaria a “união, a identidade e história do nosso povo”. Para Diácono, Santa Catarina de Alexandria tem grande relevância religiosa e cultural para a população catarinense.
“Assim, a proposta de instituir este dia como feriado estadual visa reforçar a conexão com nossos valores históricos e culturais, além de consolidar a devoção à padroeira de nosso Estado”, detalha o vereador em trecho do pedido.
Entre as justificativas para a criação de um novo feriado estadual, o vereador menciona, além do fortalecimento do vínculo da população com a história e identidade do Estado, o aumento do turismo durante a data comemorativa, com a oportunidade para a realização de eventos, celebrações religiosas e festas populares que atraíam turistas, além de contribuir para o fortalecimento da economia local.
“O turismo religioso, particularmente, tem grande potencial de crescimento, e um feriado dedicado à padroeira do estado seria um atrativo adicional para os visitantes que buscam conhecer as tradições catarinenses”, diz um trecho do documento.
O pedido segue em tramitação na Câmara de Florianópolis e aguarda votação para ser enviado à Alesc.
Santa Catarina de Alexandria nasceu em 287, em Alexandria, no Egito. Conhecida por sua beleza, inteligência e devoção, Catarina é uma das mártires mais célebres da história cristã, reverenciada como um dos catorze Santos Auxiliadores.
Sua morte é marcada por tortura, fé e perseguição. De acordo com a tradição, o imperador Maximino Daia ficou encantado por sua beleza. Assim, rejeitado, ordenou a tortura da cristã por uma roda com pontas de ferro. Outra versão relata que Catarina, ao se recusar a renunciar à sua fé cristã, foi submetida à roda de espinhos e, posteriormente, decapitada. Esses eventos a transformaram em exemplo de perseverança, espiritualidade e coragem.
A devoção a Santa Catarina chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Junto a eles, veio o italiano Sebastião Caboto, que nomeou a Ilha de Santa Catarina como Porto dos Patos. Anos mais tarde, o local, que se tornaria Estado, apareceu no mapa-múndi com o nome de Santa Catarina.
Há quem atribua essa denominação a Caboto, que teria homenageado sua esposa, Catarina Medrano, enquanto outros defendem que foi em honra à Santa Catarina de Alexandria. Independentemente da origem, ela tornou-se a padroeira principal do Estado e co-padroeira da catedral de Florianópolis.
deixe seu comentário