
Foto: Defesa Civil de Santa Catarina / Divulgação
O município de Chapecó, na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março de 2024, foi palco de um fenômeno meteorológico incomum: a formação de uma Scud Cloud, conhecida em português como “nuvem SCUD”.
De acordo com a nota emitida pelos metereologistas Ana Luiza Dors Wilke e Francine Sacco, eembora se assemelhem às nuvens funil, as Scud Clouds possuem um mecanismo de formação diferente. Elas estão associadas às nuvens Cumulonimbus e se desenvolvem em áreas de aumento de umidade relativa, à medida que o ar sobe durante uma tempestade. Esses tipos de nuvens são frequentemente confundidos com tornados ou trombas d’água devido à sua proximidade com o solo.
No entanto, é importante ressaltar que, ao contrário dos tornados, as nuvens SCUD são inofensivas e não produzem condições climáticas severas. A principal diferença entre uma nuvem SCUD e uma nuvem funil é que as nuvens SCUD não giram e geralmente se destacam do fundo da tempestade (conforme é possível observar no vídeo abaixo).
Apesar de sua aparência imponente, a formação da nuvem SCUD em Chapecó não representou risco para os moradores da região.
deixe seu comentário