Home Secretaria de Agricultura de Guaraciaba apresenta ações e reforça compromisso com o meio rural

Secretaria de Agricultura de Guaraciaba apresenta ações e reforça compromisso com o meio rural

Com pouco mais de dois meses à frente da pasta, secretário Carlos Martinotto destaca programas de infraestrutura, sanidade animal e enfrentamento à estiagem

TVGC

Última atualização: 2025/04/04 1:50:43

Há cerca de dois meses à frente da Secretaria de Agricultura de Guaraciaba, o secretário Carlos Martinotto detalhou as ações que estão em andamento e as prioridades da pasta. O trabalho tem como principal objetivo atender de forma eficaz às necessidades do meio rural, com foco em programas estruturais, incentivos à produção, sanidade animal e combate aos efeitos da estiagem.

Segundo Martinotto, o primeiro passo foi se aproximar dos agricultores para identificar suas reais necessidades.

“A princípio, o prefeito Marcon nos orientou a entrarmos em contato com todos os nossos agricultores para apurar as reais necessidades da nossa agricultura”, afirmou.

Um dos principais programas mantidos é o Hora/Máquina, que subsidia o custo de serviços com máquinas, conforme o tamanho da propriedade rural.

“De acordo com a propriedade do agricultor, vem um desconto de 40%, 50% ou 60%”, explicou o secretário.

Além disso, a secretaria está incentivando a construção de novas estruturas produtivas, como estábulos, aviários e granjas, com contrapartida do município.

“A gente está incentivando com uma contrapartida, principalmente na questão da terraplanagem, abertura de valas, perfuração para silagem, com retroescavadeira ou trator agrícola”, destacou.

Na área da sanidade animal, foi retomado o programa de combate à brucelose e tuberculose bovina, com apoio técnico e financeiro do município.

“Estamos incentivando, novamente, a erradicação do rebanho em bovino, com um programa contra brucelose e tuberculose, onde o município também vai promover uma contrapartida pros agricultores”, explicou Martinotto.
“Nós estamos muito bem localizados, situados, não temos um grande número de propriedades interditadas, mas é sempre bom ter essa atenção especial.”

Diante da estiagem que afeta a região, ações emergenciais estão em curso, como a perfuração de poços artesianos para garantir o abastecimento de água nas propriedades.

“A prefeitura está coletando inscrições para perfuração de poços artesianos, são mais de 20 poços do tipo cachambu já agendados, para que o agricultor tenha uma água de qualidade, tanto para o seu rebanho quanto para consumo próprio”, afirmou.
“As chuvas recentes amenizaram, mas não solucionaram o problema. A gente precisa continuar com esse trabalho para garantir água a todos.”

Entre os projetos futuros, está a implantação de um sistema de recolhimento de animais mortos, que ainda não existe no município.

“Além de solucionar um problema crítico no descarte da carcaça, do meio ambiente, ajuda também na conservação dos rios afluentes”, pontuou.

Outra proposta é fomentar a piscicultura local, com foco na comercialização de peixes, especialmente durante a Semana Santa.

“Nós estamos pensando em criar um dia específico para essa comercialização, para todo mundo poder se favorecer desse benefício.”

deixe seu comentário

leia também

leia também