Secretaria de Agricultura de Paraíso avalia positivamente os primeiros meses de gestão
TVGC
Última atualização: 2025/04/29 11:14:05O secretário de Agricultura de Paraíso, Valdecir Casagrande, avaliou como positiva sua atuação nos primeiros quatro meses à frente da pasta. Apesar dos desafios enfrentados, principalmente com a manutenção de máquinas e a necessidade de reorganização administrativa, os serviços essenciais aos produtores do município foram mantidos em andamento.
“É bastante trabalho por tratar de uma época de bastante silagem e também outros serviços desenvolvidos pela Secretaria. Mas estamos fazendo o maior esforço possível para atender todos os agricultores naquilo que eles se agendarem aqui na secretaria”, afirmou Casagrande, destacando o apoio da equipe e do prefeito Belegante.
Com relação à safra, o secretário explicou que houve boas produtividades nas lavouras de milho plantadas entre agosto e setembro, mas a soja sofreu com perdas em algumas regiões. “A soja sofreu bastante, algumas lavouras tiveram perda significativa. […] O milho não permanece no ciclo normal dele, ele se apura e então a gente tem que ir fazendo o esforço para atender o agricultor”.
Entre os programas de incentivo, o município oferece nitrogênio gratuito, serviços com 50% de desconto nas horas terceirizadas e valores simbólicos para uso das máquinas da prefeitura. “Também temos as quatro horas gratuitas que estão sendo disponibilizadas para os agricultores”, lembrou o secretário. Programas como o de fornecimento de sêmen ainda estão em fase de estruturação e devem estar disponíveis até a metade do ano.
O início da gestão foi marcado por dificuldades com pessoal. “Quando eu entrei aqui só tinha um funcionário, o resto estavam de férias. […] Tive que conversar com o prefeito, com o secretário de Obras, e eles disponibilizaram funcionários para auxiliar na silagem”, explicou.
Casagrande destacou ainda a importância de manter as estradas em boas condições para escoamento da produção e reafirmou o compromisso com os produtores. “A agricultura é um setor que sempre está em evolução. […] Tentamos, de toda forma, atender à demanda, mesmo sabendo que 100% a gente nunca vai alcançar. Mas a expectativa é muito boa, até porque é início de governo”.
A secretaria continua atendendo demandas intensas neste período de safrinha, incluindo serviços de silagem, aplicação de esterco, distribuição de calcário e uso de implementos agrícolas como pé de pato e gobe. “Agora é também um momento muito complicado para a secretaria. Tem vários serviços em andamento”, concluiu.
deixe seu comentário