Home Secretaria de Saúde alerta para combate ao mosquito da Dengue

Secretaria de Saúde alerta para combate ao mosquito da Dengue

Nos últimos quatro meses o município de Flor do Sertão registrou sete focos do mosquito da dengue

Última atualização: 2019/02/14 2:51:20


A Secretaria Municipal de Saúde de Flor do Sertão vem desenvolvendo ações de conscientização para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Uma das estratégias foi a confecção de “armadilhas”, que são recipientes diversos com água parada, instalados estrategicamente em locais onde o mosquito pode se proliferar.

Segundo a agente de saúde Liane Ramos, que também atua como agente de endemias do município, são diversas armadilhas instaladas em pontos estratégicos, como borracharias, cemitério, oficinas, garagens e também em residências. “As armadilhas são visitadas regularmente, algumas a cada semana, outras quinzenalmente. Se há larvas, elas são encaminhadas ao laboratório que faz análise para constatar se realmente são do mosquito Aedes Aegypti”, explica Liane, destacando que nos últimos quatro meses sete análises deram positivas, configurando real ameaça.

Conforme a agente de saúde, nos casos positivos é feito um “pente fino” em um raio aproximado de 300 metros do local da armadilha. Em novo caso positivo é feita uma revisão de área. Ela revela que um dos focos, em uma residência, foi confirmado numa dessas revisões. “Basta um pouco de água parada, em locais que muitas vezes nem imaginamos, para o mosquito procriar. Em calhas, parabólicas, garrafas, vasos de flor. Já encontramos larvas do Aedes em bromélia”, alerta ela, lembrando que é fundamental a conscientização de toda população para minimizar os riscos aos quais todos estão expostos.

deixe seu comentário

leia também

leia também