O que você procura?

Home Secretaria Municipal de Saúde de SMO promove programação especial voltada à saúde da mulher

Secretaria Municipal de Saúde de SMO promove programação especial voltada à saúde da mulher

A mobilização inclui coleta de exames preventivos, mamografias, ultrassons de mama e consultas de enfermagem

Prefeitura de São Miguel do Oeste

Última atualização: 2025/10/02 9:56:11

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste desenvolve, durante todo o mês de outubro, uma programação voltada à campanha Outubro Rosa, iniciativa mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

A mobilização inclui coleta de exames preventivos, mamografias, ultrassons de mama e consultas de enfermagem, todos mediante agendamento nas unidades básicas de saúde ou na Saúde da Mulher, no Centro. Para ampliar o acesso, os atendimentos contarão com horário estendido, permitindo a participação de mulheres que não conseguem comparecer em expediente regular.

Entre as ações, está a busca ativa para identificar mulheres que ainda não realizaram mamografia ou que não fazem o exame há mais de dois anos. Também haverá palestras abertas ao público, incluindo a apresentação da ginecologista Vanessa Groli Klein, no dia 24 de outubro, às 15h, no Salão Nobre da Prefeitura, sobre cuidados nas diferentes fases da vida feminina, como climatério, perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. Além disso, durante as consultas médicas, as mulheres terão acesso a um check-up geral, reforçando a abordagem integral da saúde.

A secretária de Saúde, Camila Lorecett, destacou que o Outubro Rosa é uma oportunidade de ampliar a conscientização, mas lembrou que os cuidados devem ser contínuos. “O Outubro Rosa é um momento de conscientização, mas os cuidados com a saúde da mulher devem ser lembrados e praticados durante todo o ano”, afirmou.

Com a campanha, a gestão municipal reforça a importância do diagnóstico precoce como ferramenta essencial para aumentar as chances de cura e garantir melhor qualidade de vida às mulheres.

deixe seu comentário

leia também