O que você procura?

Home Secretaria orienta quanto à limpeza e manutenção de túmulos para o Dia de Finados

Secretaria orienta quanto à limpeza e manutenção de túmulos para o Dia de Finados

Ação é devido aos materiais lá existentes serem possíveis criadouros do Aedes Aegypti

Última atualização: 2018/10/29 9:01:14


Foi realizada pela Secretaria de Saúde de Guaraciaba e a Vigilância Epidemiológica, na manhã desta sexta-feira (26), uma reunião da Sala de Situação, com diversas entidades do município. Conforme a Secretária de Saúde Daiane Dorigon os munícipes devem ficar atentos quanto à limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios, uma vez que o local é possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, causador da doença dengue, zyka vírus e chikungunya.

Conforme apresentado durante esta semana acontece por parte dos munícipes à limpeza dos túmulos, e a equipe pede a colaboração para que os vasos de flores retirados do local sejam colocados em sacos plásticos e após isso depositados nas lixeiras, uma vez que qualquer recipiente pode ser criadouro. É necessário colocar nos vasos de flores terra ou areia nos pratinhos, flores artificias ou naturais não devem conter o plástico que as embala, ele também pode acumular água. As floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento de água.

A equipe menciona ainda que um período após o Dia de Finados será realizada uma varredura nos cemitérios do centro do município para remoção de depósitos que acumulam água e que não foram retirados pelos munícipes. Outra ação deve ser realizada são nas residências. É necessário verificar todos os pontos que possam acumular água, limpeza das calhas, colocação de areia nos vasos de plantas podem auxiliar na eliminação dos focos.

A equipe possui mais de 2.600 pontos de visitação sendo residências, comércios e prédios públicos. A equipe possui também 15 armadilhas para focos do mosquito em 13 pontos estratégicos, inclusive nos cemitérios. A equipe mencionou ainda que a cada 15 dias realizada uma vistoria e monitoramento dos cemitérios. A secretaria pede o auxílio de toda a população nas ações a serem realizadas, uma vez que é muito importante eliminar os focos para que não ocorram doenças no município.

deixe seu comentário

leia também