O que você procura?

Home Secretário de Saúde explica novo plano em que cidades de SC vão decidir sobre restrições da quarentena

Secretário de Saúde explica novo plano em que cidades de SC vão decidir sobre restrições da quarentena

Estratégia de regionalização dará autonomia a municípios para decidir sobre flexibilização de serviços

Última atualização: 2020/05/28 10:22:05

O secretário de Saúde André Motta Ribeiro(Foto: Mauricio Vieira, Secom)


O secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, falou na manhã desta quinta-feira (28), em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, sobre a estratégia de regionalização das medidas de combate ao coronavírus. 

Esse novo plano que será adotado pelo governo, previsto para ter início na próxima segunda-feira (1º), vai dar autonomia aos municípios para decidir sobre a flexibilização ou não da quarentena. A retomada da circulação de ônibus, aulas e eventos, que seguem proibidos no Estado, será decidida a partir desse novo sistema.

André Motta Ribeiro justificou que a nova estratégia se faz necessária porque a expansão do vírus pelo Estado ocorre de maneira desigual. Ele explicou que o plano de ação contará com uma ferramenta de banco de dados para auxiliar as regiões a tomarem as decisões. A regionalização será feita a partir da subdivisão do Estado em 16 microrregiões e em quatro níveis de risco. 

O secretário esclareceu que, com essa nova estratégia, caberá aos prefeitos darem a palavra final sobre a flexibilização ou não de serviços nas cidades, e que o Estado definirá a forma como essas liberações deverão ser feitas. 

—  A ferramenta vai apontar o risco sanitário e identificar uma série de ações que precisam ser tomadas regionalmente. Nesse primeiro momento, vai identificar o que já está posto de ação restritiva e entender se essas ações permanecem, se elas vão ser aumentadas, e também prevê a flexibilização —  comentou.

—  Nós vamos apontar o risco. É obrigação do Estado apontar a forma como os serviços devem ser flexibilizado ou não. A dose (das restrições) depende do gestor local, que conhece melhor a sua realidade —  disse ainda Motta.

Questionado sobre a possibilidade de os municípios não acatarem as orientações, como ocorreu recentemente com recomendações feitas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a cidades do Oeste catarinense, o secretário André Motta Ribeiro argumentou que o momento agora é diferente porque o novo modelo envolveu uma discussão maior com os municípios.

Ele ressaltou que a discussão sobre o novo modelo foi feita em conjunto com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), além do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e do Ministério Público estadual (MPSC).

O anúncio sobre as mudanças na estratégia de combate ao coronavírus foi feito pelo governador Carlos Moisés (PSL) na quarta-feira (27), em Joinville, após uma reunião com prefeitos e empresários da região. 

Santa Catarina soma 7.372 casos confirmados de Covid-19 e 126 mortes pela doença, de acordo com dados da SES atualizados na quarta.

O secretário de Saúde André Motta Ribeiro(Foto: Mauricio Vieira, Secom)

deixe seu comentário

leia também