Ela é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e acontece todos os anos em todo o Brasil
Adair Bernardi Pastoral do Migrante
Última atualização: 2023/06/15 5:16:19freepik
Inicia neste domingo, dia 18 de junho, e se estende até o dia 25, a 38ª Semana do Migrante, com o tema com relação íntima com a Campanha da Fraternidade de 2023: “Migração e Soberania Alimentar”. O lema “Para o Migrante, Pátria é a Terra que lhe dá o pão!” é uma frase de São João Batista Scalabrini.
Ela é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e acontece todos os anos em todo o Brasil. A abertura oficial será realizada no Santuário Nacional de Aparecida (Aparecida do Norte-SP) com uma missa às 12h, transmitida ao
vivo pela TV Aparecida.
Para o Pároco Pe. Cleto João Stülp, “este é o momento de priorizar a vida destas pessoas que deixam suas casas, suas terras, seus parentes e, muitas vezes, sua família, para se arriscar em terras distantes, na incerteza de ser acolhido, e com todas as dificuldades que o novo país impõe. A igreja se solidariza e busca confortar e auxiliar estas pessoas a se sentirem acolhidas”.
O SPM teve por inspiração inicial a Campanha da Fraternidade de 1980, cujo lema constituía uma interrogação aos migrantes: “Para onde vais?”. Surgido em 1984, é criado oficialmente em 1986, e, a partir daí, surgiu o Dia do Migrante
(19/06) e a Semana do Migrante (18 a 25/06).
A Paróquia em São Miguel do Oeste trabalha com a Pastoral do Migrante mais diretamente desde 2015, quando começaram a vir sistematicamente os primeiros Migrantes Haitianos e posteriormente os Venezuelanos. “Quando o Migrante chega, ele precisa ser acolhido, ele necessita resolver imediatamente suas necessidades básicas como roupas, alimentos e moradia”, diz Adair Bernardi, Coordenador da Pastoral do Migrante da Paróquia São Miguel Arcanjo.
O DNA do SPM é a acolhida. Nossos antepassados, de origem europeia, fizeram esta viagem e nós conhecemos e contamos suas histórias de luta, sofrimento e conquistas. O Migrante está numa terra diferente, com uma língua diferente, com usos e costumes diferentes e necessita de apoio para sua adaptação”.
deixe seu comentário