O que você procura?

Home Setor de Identificação de Paraíso orienta sobre novo modelo de identidade e alistamento militar

Setor de Identificação de Paraíso orienta sobre novo modelo de identidade e alistamento militar

Segundo Marcos Pentz, responsável pelo setor, o novo modelo da carteira de identidade já está sendo emitido na cidade

TVGC

Última atualização: 2025/04/07 4:20:48

O setor de Identificação e da Junta de Serviço Militar do município de Paraíso está promovendo uma mobilização junto à comunidade para informar sobre a emissão da nova carteira de identidade nacional e o processo de alistamento militar obrigatório para jovens.

Segundo Marcos Pentz, responsável pelo setor, o novo modelo da carteira de identidade já está sendo emitido na cidade. “Ela é unificada, é nível nacional. Então o número da RG, o antigo número, não existe mais. É só o CPF que vai ser impresso no novo documento”, explicou. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, na prefeitura, e a emissão é gratuita — exceto em casos de segunda via por extravio ou dano.

Para solicitar a nova identidade, é necessário apresentar a certidão de nascimento (para solteiros) ou certidão de casamento (para casados). “A gente tira a foto aqui e a pessoa não precisa se preocupar com mais nada”, garantiu Marcos.

Sobre o alistamento militar, ele alerta que todos os jovens que completam 18 anos até o dia 30 de junho devem se alistar obrigatoriamente, seja presencialmente ou pelo aplicativo do Exército, o Serviço Militar (SERMIL). “Muito agorizada fez pelo SERMIL, porém não efetivou o seu alistamento”, advertiu. Aqueles que não completarem o processo dentro do prazo podem ser multados.

Marcos também destacou um detalhe importante: Paraíso é um município não tributado, o que isenta seus moradores da prestação do serviço militar obrigatório. “O jovem de Paraíso que está conosco aqui, ele fica isento do serviço militar”, afirmou.

Para quem deseja servir voluntariamente, o cenário muda. “Quem quiser se alistar para servir o quartel, antes dos 18 anos, vai ter que sair do Paraíso. Vai ter que morar num município tributado, como São Miguel ou Guaraciaba”, explicou.

Marcos finalizou lembrando que o alistamento também está sendo debatido para mulheres, mas por enquanto só é possível para quem reside em Florianópolis. “A menina que queira servir ao Exército, Aeronáutica ou Marinha tem que estar morando em Florianópolis, com domicílio no mínimo há um ano”, concluiu.

deixe seu comentário

leia também