O que você procura?

Home Sicoob São Miguel leva o cooperativismo catarinense à COP30

Sicoob São Miguel leva o cooperativismo catarinense à COP30

Entre os 96 cases inscritos pelas 48 cooperativas brasileiras selecionadas, o Sicoob São Miguel foi um dos escolhidos para participar presencialmente do evento

Assessoria de Comunicação Sicoob São Miguel

Última atualização: 2025/11/07 3:55:56

O Sicoob São Miguel está entre as cooperativas catarinenses selecionadas para representar o estado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que acontecerá entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém/PA. Pela primeira vez, a conferência da ONU será realizada na Amazônia, território central na agenda global do clima e da sustentabilidade.
Entre os 96 cases inscritos pelas 48 cooperativas brasileiras selecionadas pelo Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, o Sicoob São Miguel foi um dos escolhidos para participar presencialmente do evento, apresentando o case “COOPENAD: cooperação que ilumina um futuro sustentável”. A iniciativa representa um reconhecimento nacional à atuação da cooperativa em prol do desenvolvimento sustentável e da transformação social por meio do cooperativismo.

Case

A Cooperativa dos Produtores de Energia e Adubo (COOPENAD) surgiu da união de 44 famílias rurais dos municípios de Salgado Filho, Flor da Serra do Sul e Manfrinópolis, no Paraná, impulsionadas pelo desafio ambiental e social gerado pelo volume crescente de dejetos da produção intensiva de aves e suínos. Com o apoio financeiro e institucional do Sicoob São Miguel, a iniciativa ganhou força e estrutura, transformando resíduos agropecuários em biogás e fertilizantes naturais.
A proposta contribui diretamente para a redução do passivo ambiental, prevenindo a contaminação do solo e da água, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e melhorando a qualidade de vida nas comunidades rurais. Além de promover energia limpa e renda sustentável, o projeto fortalece a economia circular no campo e oferece perspectivas concretas para a sucessão familiar, ao tornar a atividade agrícola mais viável e atrativa para as novas gerações.

Painel do cooperativismo

Após avançar nas etapas avaliativas do Sistema OCB e apresentar resultados ambientais, sociais e econômicos consistentes, o projeto foi selecionado para ser apresentado na COP30, na Green Zone, no dia 15 de novembro, às 15h, durante o painel “Cooperativas e Descarbonização: protagonismo na transição energética justa”. A apresentação será conduzida pelo membro do Conselho de Administração do Sicoob São Miguel e Diretor Administrativo da COOPENAD, Volmir Kennedy Anater.
Segundo ele, a essência do projeto é fruto da cooperação. “A COOPENAD nasceu para resolver um problema sério: o destino dos dejetos de aves e suínos. Buscamos soluções e, ao encontrar o Sicoob São Miguel, o projeto ganhou vida. O Sicoob acreditou na nossa ideia, analisou a viabilidade e intermediou o crédito via Pronaf. Quando os recursos iniciais não bastaram, ampliou o apoio com agilidade e confiança. Hoje, afirmo com gratidão: a COOPENAD só existe porque o Sicoob foi nosso maior parceiro, acreditou em nós e caminhou junto em cada etapa do projeto.”

Transformando realidades

Para o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, essa conquista reforça a força do cooperativismo em transformar realidades. “Esse resultado reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento das comunidades. O cooperativismo é, acima de tudo, uma forma de transformar realidades com união, propósito e responsabilidade.”
A COP30 reunirá líderes mundiais, especialistas, organizações e projetos inovadores dedicados a debater soluções climáticas, transição energética, finanças climáticas e justiça socioambiental. “Estar presente nesse evento histórico não é apenas um reconhecimento, é a prova de que o Sicoob São Miguel e o cooperativismo catarinense estão na vanguarda das soluções que unem economia, meio ambiente e pessoas”, conclui Fronchetti.

deixe seu comentário

leia também