Home Sindicato Rural de São Miguel do Oeste comemora 50 anos com lançamento de livro

Sindicato Rural de São Miguel do Oeste comemora 50 anos com lançamento de livro

O lançamento ocorreu no sábado, dia 25 na Casa do Criador, localizada no Parque Rineu Gransotto.

Última atualização: 2018/08/26 1:18:36

Comemorando 50 anos de Carta Sindical em 2018, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste lançou o livro “50 anos de aguerrida história – trajetória de intensos desafios, iniciativas e conquistas”, de autoria de Terezinha Osmari Bagatini. O lançamento ocorreu no sábado, dia 25  na Casa do Criador, localizada no Parque Rineu Gransotto.







Presidido por Adair José Teixeira o Sindicato dos Produtores Rurais iniciou sua trajetória em defesa do setor primário da economia em 25 de abril de 1954 com a criação da Associação Rural. Participaram da assinatura do livro de abertura 26 produtores rurais. Quatro anos depois, em 22 de junho de 1958, houve a primeira Assembleia Geral com eleição e posse da diretoria. A sede foi inaugurada no dia 18 de janeiro de 1966 pelo então governador do Estado Celso Ramos e o secretário da Agricultura Antônio Pichetti.Mas foi somente em 02 de dezembro de 1966 que a então Associação recebeu a primeira Carta Sindical e, em 22 de janeiro de 1968, formalizou-se como o Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste após Assembleia Geral promovida no Cine União com sucesso de participação de produtores.“Completamos, em 22 de janeiro de 2018, exatamente 50 anos de história sindical. Não seria justo deixar passar isso tudo em branco, deixar de registrar tantas boas conquistas, alcançadas com dedicação constante, luta, desafios e trabalho sério, sempre honrado. Um jeito especial que, em união, encontramos de tornar públicas muitas das nossas ações e benfeitorias, as quais foram sendo somadas e alcançadas ao longo dos anos e com a participação de cada um dos envolvidos, líderes e associados”, relata o presidente, Adair José Teixeira, em sua mensagem deixada no prefácio do livro.Teixeira, segundo também consta na obra literária, desde muito jovem reside e atua na área rural. “Em nenhum momento deixei de ser homem do campo. Com orgulho e admiração, sou empreendedor agrícola. Na minha caminhada, como trabalhador na lavoura ou como líder sindical, pude viver muitas experiências, quase todas autênticas e promissoras. Foi um excelente ensejo para registrar muitos depoimentos e tornar real a iniciativa da produção do livro, ideia que compartilhei com colegas e que há alguns anos comigo lideram o Sindicato dos Produtores Rurais”, complementa. Mil exemplares foram impressos. De acordo com o presidente, 350 cópias já foram vendidas e entregues para prefeituras, autoridades e federações. Ele explica que os sócios em dia com o Sindicato também vão receber um exemplar. O livro também será colocado à venda na sede da entidade, por R$ 30,00. A obra levou dois anos para ser concluída e mais de 120 pessoas foram entrevistadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.Além do livro dos 50 anos do Sindicato dos Produtores Rurais, a entidade também lançou oficialmente a sala de exames laboratoriais. O espaço vai oferecer exames de sanidade animal, como brucelose e tuberculose, para os produtores da região. A sala foi construída na sede do Sindicato.

RECONHECIMENTO

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reconhece e parabeniza o Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol da agricultura do município, defendendo direitos e deveres de produtores rurais. “Nós, do sistema sindical rural, temos a honra de atuar em favor da categoria mais importante do País: os trabalhadores rurais. E em São Miguel do Oeste o resultado dessa união de esforços é contemplado no relato das conquistas feitas no livro que será lançado. Temos a grata satisfação em acompanhar essa evolução ao longo dos anos e poder contribuir com a expansão desse setor”, conclui.


deixe seu comentário

leia também

leia também