A Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou duas moções tratando sobre serviços da saúde
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
Última atualização: 2023/04/19 11:32:33A Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou duas moções tratando sobre serviços da saúde. Uma delas trata sobre o Sistema de Regulação do Sus, e outra sobre a implantação de UTI Infantil. As proposições foram apresentadas em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (17), no Plenário Attílio Calza. Leia mais informações a seguir.
Moção de Apelo 26/2023: Vanirto Conrad (PDT) solicita que o Sisreg – Sistema de Regulação da Política Nacional de Regulação seja implantado em São Miguel do Oeste para atender a todos os municípios do Extremo-Oeste catarinense. O objetivo é propiciar um encaminhamento mais célere aos serviços do SUS em São Miguel e com o intuito de agilizar ainda mais o atendimento.
“Atualmente o sistema Sisreg mais próximo situa-se em Chapecó, e este atende a regulamentação de diversas consultas e cirurgias, que são realizadas junto ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, bem como em outros hospitais da região”, explica Vanirto, que acrescenta ainda que os pacientes que aguardam por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos hospitalares precisam aguardar a liberação emitida pelo Sisreg de Chapecó.
“A implantação deste serviço em São Miguel do Oeste traria mais agilidade no atendimento, pois o município iria regular e controlar todos os serviços e atendimentos ofertados fora do ambiente hospitalar, como por exemplo consultas, exames, fisioterapias, odontologias e exames”, acrescenta Conrad. A moção é destinada à secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto.
Moção 27/2023: Valnir Scharnoski (Nini – PL) solicita ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa que viabilizem esforços e investimentos para a implantar uma UTI Infantil em São Miguel do Oeste. O vereador apresenta alguns dados demográficos sobre o município, destacando que este possui aproximadamente 40 mil habitantes, dos quais cerca de 20% na faixa etária entre 0 e 14 anos. Ainda, cita que São Miguel é um polo regional e centralizador de vários serviços públicos.
“Nossa cidade não conta com uma UTI infantil. Com um quadro onde as ocorrências de síndrome respiratória aguda não sinalizam para o fim e ainda não entramos no inverno, podemos presumir que a situação tende a se agravar. Sendo assim, recorremos ao Governo do Estado para que viabilize com urgência a instalação de uma UTI infantil em São Miguel do Oeste”, destaca Nini, afirmando que seu pedido é para que a estrutura seja definitiva, para prevenir situações semelhantes no futuro.
“Este apelo carrega consigo a preocupação de todos. Especialmente dos pais, cujos filhos saem diariamente para a escola e receiam por algum infortúnio com seus filhos e se deparar com uma estrutura insuficiente para atender seus filhos. Governos existem para maximizar o bem-estar coletivo, ou minimizar os riscos e sofrimento da população em momentos extremos da existência humana”, acrescenta o vereador.
A moção é destinada ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal, e à secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto.
deixe seu comentário