Bem, nem só de vinho vive o homem!
E, menos ainda o sommelier, o soldado do vinho, o embaixador do sabor de todas as bebidas, incluindo água.
No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Internacional do Sommelier, o profissional degustador de todas as bebidas. Muito valorizado na Europa e depois nos Estados Unidos, agora a profissão recebe reconhecimento no Brasil também, de publico e legal. A profissão foi regulamentada aqui, em dezembro de 2010, e um mercado enorme abriu-se com o aumento do consumo dos vinhos finos, das cervejas artesanais, dos cafés varietais, chás, azeites, chocolates, e águas de diferentes procedências.
A origem da profissão é incerta, mas a melhor versão dela conta que este profissional surgiu quando o vinho já era produzido em muitos lugares da Europa, e os comerciantes viajavam a cada ano em busca dos melhores para vender nos grandes centros de consumo. Muitos monges também exerciam este papel, em busca do vinho para as celebrações e de vinho e cerveja para abastecer as cantinas dos conventos. Dizem também que este profissional degustador era muito empregado pelos reis e nobres para provar toda a sua comida e bebida, evitando as temidas mortes por envenenamento.
Hoje o Sommelier está ligado a toda a cadeia da gastronomia, da produção à mesa. Muito valorizado, e muito exigido, este profissional precisa estar em constante atualização. Surgem daí as especializações, necessárias quando o tema em questão é muito amplo e profundo. E os famosos concursos de Melhor Sommelier, quando são testadas as habilidades de reconhecimento de características que a maioria de nós sequer sabe reconhecer. Tarefa complexa identificar por exemplo o local de origem de um determinado café pelo seu aroma e paladar. Identificar em um vinho, sua exata região de origem ou o modo como foi vinificado, o ano de sua produção.
Trabalho de grande precisão, de extrema dedicação!
Parabéns a todos os profissionais que cuidam de alegrar nosso paladar a cada dia!
deixe seu comentário