Home Vaca impressiona ao dar à luz a três bezerros

Vaca impressiona ao dar à luz a três bezerros

Caso foi registrado na linha Giotto, interior de Romelândia, na propriedade do agricultor Antônio Crestani

Última atualização: 2017/07/21 3:21:03

Romelândia

Família Crestani com os três bezerros paridos pela vaca Brasina Fotos: Marcelo Both

Um caso raro chamou a atenção na propriedade do agricultor Antônio Crestani, 51 anos, na linha Giotto, no interior do município de Romelândia, a 16 quilômetros da cidade. Há pouco mais de duas semanas, em uma manhã, o agricultor, a esposa Delvani, e os filhos Juliana e Jean, foram surpreendidos ao verem o resultado do parto de uma das 36 vacas da propriedade.

Chegando ao local do parto, o agricultor encontrou nada menos do que três bezerros paridos pela vaca Brasina, que já pariu quatro vezes, sempre um bezerro. “Estavam lá, dois já forte em pé e o outro levantando”, relata. Os três bezerros são fruto de inseminação artificial da raça Red Angus. São duas fêmeas e um macho. As duas fêmeas nasceram com 17 quilos e o macho 24 quilos.

Conforme Crestani, já ocorreu várias vezes de nascer bezerros gêmeos em sua propriedade, mas nunca trigêmeos, sendo que geralmente um, ou mesmo os dois, nascem mortos ou morrem após o parto. Já os três bezerrinhos estão fortes e bem dispostos após os primeiros 15 dias de vida.

CASOS SÃO RAROS

Segundo o médico veterinário Celso Bregalda, que atua há mais de 27 anos na área, a ocorrência de partos múltiplos não é um evento comum, mas sim raro em vacas. “Geralmente, em 95% dos partos de vacas são apenas de um bezerro. O cuidado que se deve ter, em casos de trigêmeos, é que um filhote precisa de quatro litros de leite por dia. Com três bezerros, o proprietário precisa ficar de olho para que um deles não enfraqueça por não estar mamando devido à competição”, explica.

De acordo com o veterinário, uma vaca que teve parto duplo ou triplo, não necessariamente terá novas reproduções múltiplas. Não é comum o nascimento de mais de um filhote em um mesmo parto, em bovinos. A incidência está dentre 0,3% e 0,9% ao ano de um rebanho. A ocorrência irá depender da fisiologia da fêmea, na qual o embrião pode-se dividir originando gêmeos idênticos ou ovulação múltipla”, detalha.

Segundo Bregalda, nos últimos anos, o melhoramento da questão nutricional, pastagens de inverno, cuidados especiais com rebanhos e estudos com transferência de embriões (super ovulações), a tendência é o aumento desses nascimentos múltiplos. Ele lembra de outro caso, no município de Guaraciaba, onde reside e atua, em que uma mesma vaca teve dois partos de gêmeos e dois partos de trigêmeos.

Família Crestani com os três bezerros paridos pela vaca Brasina Fotos: Marcelo Both

deixe seu comentário

leia também