Home Vereadores cobram providências sobre a falta de profissionais de limpeza nos postos de saúde

Vereadores cobram providências sobre a falta de profissionais de limpeza nos postos de saúde

José Giovenardi, Cláudio Barp e Cássio da Silva visitaram postos de saúde e constataram a carência de prestadores de serviços gerais. Administração emite nota sobre o caso

Última atualização: 2017/05/12 4:31:44

São Miguel do Oeste

Vereadores visitaram postos de saúde dos bairros Progresso e Santa Rita Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores


Os vereadores José Giovenardi (PR), Cláudio Barp (PMDB) e Cássio da Silva (PMDB) cobraram, nesta semana, providências quanto à falta de profissionais de limpeza nos postos de saúde. Após receberem denúncias, eles visitaram postos de saúde de São Miguel do Oeste e confirmaram a carência de prestadores de serviços gerais. Na sessão desta quinta-feira (11), os vereadores pediram informações sobre o assunto.

No requerimento de informação os parlamentares solicitam ao prefeito e ao secretário de Saúde que informem há quanto tempo os postos de saúde estão sem prestação de serviços gerais e de limpeza, e por qual motivo; quem está realizando este trabalho na falta destes profissionais; e caso haja alguém realizando, por que estariam em desvio de função.

“Como uma técnica em enfermagem ou uma auxiliar de dentista vai limpar um vaso sanitário e depois ir botar a mão na boca de um paciente ou fazer um curativo numa pessoa?”, questionou José Giovenardi. Já Cássio da Silva afirmou que a situação é uma falta de respeito com os servidores. Ele citou que em uma unidade a técnica em enfermagem tem que inclusive cortar a grama da frente do posto de saúde. “Já há poucos funcionários na saúde e eles têm que fazer todas essas funções”, criticou. O requerimento foi subscrito por Gilberto Berté e Vagner Passos.

Outra proposição apresentada pelos três vereadores é uma indicação solicitando a poda das árvores e manutenção física geral das instalações da Unidade Saúde da Família do Bairro Santa Rita. Entre as melhorias sugeridas estão a limpeza das calhas, o conserto do bebedouro e o reparo no telhado. Cláudio Barp ressalta que as folhas da árvore caem no telhado e entopem as calhas, alagando o posto em dias de chuva.

Administração emite nota

A administração Municipal de São Miguel do Oeste emitiu uma nota à imprensa explicando o caso. confira o texto na íntegra:

Em relação ao Requerimento de Informação aprovado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, na sessão desta quinta-feira (11), sobre a limpeza dos postos de saúde, a Secretaria de Saúde esclarece que o contrato com a empresa que prestava o serviço, venceu no último dia 30 de abril, e o processo licitatório para nova contratação já está em andamento.

Segundo o secretário de Saúde, Leonir Caron, também não há profissionais concursados na fila de espera para a função. “Infelizmente, há um trâmite burocrático que precisamos obedecer, mas esta questão já está sendo resolvida”, pontua.

A licitação será realizada no dia 24 de maio, às 14 horas, na Prefeitura, na modalidade de pregão presencial. Nestes primeiros dias do mês, foi solicitado aos próprios profissionais dos postos, que compreendessem a situação e colaborassem, no sentido de manter os seus ambientes de trabalho em ordem. E a partir de segunda-feira (15), quatro auxiliares de serviços gerais efetivas da Saúde, passarão a fazer escalas também nos postos de saúde.

Vereadores visitaram postos de saúde dos bairros Progresso e Santa Rita Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

deixe seu comentário

leia também