Home Vereadores indicam construção do Parque Ecológico do Capeti em São Miguel do Oeste

Vereadores indicam construção do Parque Ecológico do Capeti em São Miguel do Oeste

Os vereadores justificam o pedido tratando sobre a importância da construção de um parque urbano na cidade

Ascom / Portal Peperi

Última atualização: 2025/03/26 1:59:21

Os vereadores Delegado Zancanaro (PL), Borghetti (PL), De March (PL), Marli da Rosa (PL), Sisse Abdalla Velozo (PSD), Bufo (MDB), Andréia Rebelato (PSD), Silvia Kuhn (MDB), Vivi De Carli (PODE) e Ravier Centenaro (PSD) apresentaram uma indicação solicitando à Administração Municipal que elabore projeto e construa o Parque Ecológico do Capeti. O pedido foi feito através da Indicação Legislativa 68/2025 durante a sessão ordinária desta terça-feira (25).

Os vereadores justificam o pedido tratando sobre a importância da construção de um parque urbano na cidade, destacando que a presença de espaços verdes é essencial para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. “Por muito tempo, a urbanização foi vista como sinônimo de progresso, com o foco voltado para edifícios, estradas e infraestruturas. No entanto, negligenciar a importância dos espaços verdes é um erro que tem consequências diretas na qualidade de vida de todos nós. Um parque urbano vai muito além de um simples local para lazer; ele é muito mais que uma área de preservação, é um espaço de convivência, um fomento à saúde e um investimento no futuro”, destacam os autores.

“Inicialmente, um parque urbano é um porto seguro para a saúde física e mental de todos nós. Em meio à correria diária, a natureza oferece alívio para o corpo e a mente. Caminhar, correr, praticar atividades físicas ao ar livre, em um ambiente arborizado, comprovadamente reduz o estresse, a ansiedade e a incidência de doenças cardiovasculares”, acrescentam, destacando que a exposição regular a espaços verdes está associada a uma melhor saúde mental e bem-estar geral.

Ainda, os vereadores argumentam que o parque urbano é um estímulo para a interação social e a construção de comunidades. “Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, os parques oferecem um espaço físico para o encontro, a troca de experiências e o fortalecimento dos laços comunitários. Crianças brincando, famílias fazendo piqueniques, amigos conversando sob a sombra das árvores – essas são cenas que fortalecem o tecido social de nossa cidade”, complementam.

Por fim, os vereadores apontam os benefícios dos parques para a sustentabilidade ambiental, redução em índices de poluição, melhora na qualidade de vida e valorização da cidade. “Nossa cidade já é arborizada e tem praças lindas e muito bem frequentadas. Contudo, merecemos um espaço mais amplo, para realização das mais diversas atividades em família. O Capeti já é de propriedade do município e foi doado para o fim da instauração de uma reserva ecológica urbana, de acordo com a Lei Municipal 6.753/13”, destacam.

“Nós temos espaço para mais casas, mais prédios e mais empresas, mas também temos muito espaço para árvores, rios e natureza. Se conseguirmos equilibrar esses ambientes, que não são adversários, mas sim complementares, poderemos ter uma cidade ainda melhor”, finalizam os vereadores. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Planejamento.

 

deixe seu comentário

leia também

leia também