Home Sem categoria Vereadores propõem construção de unidade de saúde no Centro de São Miguel
Sem categoria

Vereadores propõem construção de unidade de saúde no Centro de São Miguel

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma série de indicações e moções na sessão ordinária desta terça-feira (4)

Última atualização: 2017/04/05 2:00:56

(Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores) Vereadores do PMDB sugeriram construir uma unidade de saúde para atender os moradores do Centro de São Miguel

Proposições aprovadas na Câmara também trataram sobre medidas de segurança em escola, melhorias em estrada e na Rua Willy Barth, implantação de bebedouros na praça e conclusão da reforma na Escola São Miguel

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma série de indicações e moções na sessão ordinária desta terça-feira (4). As proposições tratam sobre temas como implantação de uma unidade de saúde central, instalação de medidas de segurança em escola, de bebedouros na praça, melhorias em estrada e na Rua Willy Barth, e também uma moção pela conclusão da reforma no Colégio São Miguel.

Os vereadores do PMDB Cláudio Barp, Silvia Kuhn, Cássio da Silva e Gilberto Berté apresentaram indicação solicitando ao prefeito e ao secretário de Saúde que estudem a viabilidade de construir e implantar uma unidade do programa Estratégia de Saúde da Família, de porte II, para a comunidade do Centro de São Miguel do Oeste.

Conforme os vereadores, não há nenhuma unidade na área central da cidade, onde se concentra o maior número de moradores em São Miguel. Os parlamentares estimam que mais de 8,5 mil pessoas residam no Centro da cidade e não possuam acesso aos benefícios do Programa da Saúde da Família. Os autores lembram ainda que a unidade de porte II comportaria, no mínimo, duas equipes de atenção básica.

CORRIMÃO

Outra indicação foi defendida por Everaldo Di Berti (PSD) e solicita a instalação de corrimão, guarda-corpo de escadas e fitas antiderrapantes no Centro de Educação Infantil Sonho Feliz, do Bairro São Sebastião. A intenção é oferecer mais acessibilidade e segurança para as crianças e demais usuários atendidos por essa unidade. A escola atende cerca de 70 crianças de seis meses a quatro anos de idade. A indicação será encaminhada às secretárias da Educação e do Planejamento.

BEBEDOUROS NA PRAÇA

Elias Araújo (PSD) indicou à Prefeitura que instale bebedouros de água gelada e quente na Praça Walnir Bottaro Daniel. Conforme Elias, a praça recebe diariamente crianças, jovens, adultos e idosos, que praticam atividades físicas e utilizam o espaço para o lazer. “É um ambiente agradável e amplo, onde as pessoas se encontram para tomar chimarrão e levar as crianças ao parque. A instalação de bebedouros irá oportunizar maior conforto aos munícipes”, justifica o vereador.

“O cidadão leva seu chimarrão ou tererê para tomar na praça, mas quando a água acaba ele vai embora. Esse bebedouro é para que as pessoas possam repor a água do chimarrão ou do tererê e permanecer lá”, ressaltou Elias, lembrando que os bebedouros poderão ser utilizados também por quem pratica esportes. O vereador justifica ainda que essa medida não exige grandes recursos. A indicação foi subscrita por Gilberto Berté, Cássio da Silva, Everaldo Di Berti, Vanirto Conrad, Cláudio Barp, José Giovenardi, Odemar Marques, e Carlos Grassi.

ESTRADA

O vereador Vanirto Conrad (PDT) solicita ao secretário de Obras que execute melhorias na estrada que dá acesso à Mecânica Zapani, na Linha Nossa Senhora Aparecida, às margens da BR-282. Através de indicação, o vereador pede trabalhos de patrolamento, cascalhamento e solicita ao secretário que arrume as sarjetas, justificando que a situação da estrada é lamentável. “A trafegabilidade do local está comprometendo o acesso dos agricultores e clientes que se dirigem à empresa. Existem inúmeras valas no meio da estrada, impossibilitando o acesso à BR-282”, justifica Vanirto, lembrando ainda que os moradores aguardam melhorias há mais de 18 meses.

TÚNEIS NA WILLY BARTH

Carlos Grassi (PP) apresentou uma moção solicitando ao Dnit que faça um estudo de viabilidade técnica para implantar túneis de passagem para pedestres e ciclistas, com ventilação, iluminação e sinalização, ao longo da BR-163 e Rua Willy Barth, nos trechos de acesso aos bairros São Sebastião, Andreatta, São Gotardo e Progresso. Conforme o vereador, devido ao fluxo intenso de veículos na rodovia, a implantação de túneis de passagem para pedestres e ciclistas seria uma solução segura para estes usuários.

COLÉGIO SÃO MIGUEL

O vereador José Jair Giovenardi (PR) defendeu na Câmara uma moção de apelo ao Governo do Estado, solicitando a conclusão da reforma da Escola de Educação Básica São Miguel. O vereador pede também que o Estado tome as providências necessárias para que os profissionais de educação não entrem em greve a partir de 28 de abril de 2017. Conforme o vereador, a falta de sensibilidade com os alunos e educadores da Escola São Miguel está deixando a comunidade revoltada.

“Os alunos seguem com as aulas em meio a entulhos e obras inacabadas. A comunidade escolar tem convivido com ambientes tomados por escombros, entulhos e móveis da escola que foram retirados das salas em reforma e acumulados em outros locais”, relata Giovenardi. O vereador solicita ainda que o Governo do Estado avalie e considere as pautas apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), que são a aplicação do reajuste do piso salarial, pagamento das perdas referentes ao piso e à inflação, e anistia das faltas dos profissionais que aderiram à última greve, em 2015.

 



(Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores) Vereadores do PMDB sugeriram construir uma unidade de saúde para atender os moradores do Centro de São Miguel

deixe seu comentário

leia também