A história da uva e do vinho em Portugal é bem antiga, anterior a Era Cristã, e sua fama e importância está registrada na literatura e na arte com grande destaque.
Última atualização: 2017/08/04 10:06:54
Dizem estes registros que foram os romanos, no século II A.C. a plantar os primeiros vinhedos na chamada Lusitânia, na região da foz do Rio Tejo.A videira prosperou com sucesso até o século VII, quando se iniciaram as invasões bárbaras, seguidas do domínio mouro que foi até o século XI. Neste período o cultivo foi praticamente abandonado e os vinhedos passaram a ser cultivados e protegidos pelos reis a partir Reconquista Cristã no século XII, quando todo o trabalho foi passado às Ordens Cristãs, que mesmo nos tempos difíceis mantinham as vinhas, pela necessidade do culto. Documentação variada e diversas legislações desde a primeira dinastia nacional (D. João I, grão-mestre da Ordem de Avis, 1385) até a Revolução dos Cravos (general Ribeiro de Spínola, 1974) atestam o desenvolvimento das atividades vitivinícolas naquele país.Data de 1712 o primeiro livro sobre a videira e o vinho de Portugal. E, de 1756, a primeira área vinícola demarcada do mundo: o Douro.Os vinhos portugueses, no início, eram consumidos no local da origem. Só se tornaram conhecidos fora dos muros quando os Cruzados de Ricardo, Coração de Leão, a caminho da Terra Santa, aportaram em Portugal para reabastecer (Terceira Cruzada, 1190). Ainda que incipientes e irregulares, as exportações de vinho tiveram início por volta de 1380, no reinado de D. Fernando I, quando a esquadra inglesa entrou no Tejo e instalou-se em Lisboa por algum tempo.As primeiras exportações regulares foram dos vinhos acídulos de Monção – hoje região dos Vinhos Verdes, no Minho – saindo por Viana do Castelo com destino à Inglaterra.Um fato fundamental teve lugar em 1703 com a assinatura entre Portugal e Inglaterra do Tratado de Methwen: passava a vigorar um regime especial protegido para a entrada de vinhos portugueses na Inglaterra em troca de tecidos ingleses de lã.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
deixe seu comentário