Segundo matéria publicada pela Folha de São Paulo, ainda no ano passado, o mercado on-line é um mercado muito promissor, em especial no Brasil. Acompanhe abaixo, no gráfico, as projeções de crescimento. O indice médio anual previsto é de 12,4% até 2021, veja:
Com a entrada do inverno o comércio de vinhos fica ainda mais aquecido, e uma providencial pesquisa do Portal Enoeventos, mostra as lojas virtuais mais visitadas e melhor avaliadas. No topo da lista estão duas gigantes do setor: Evino e Wine, lojas que contam com investimentos milionários.
A Vinho BR, Bebidas do Sul e Miolo estão bem no ranking o que demonstra que o vinho nacional vem crescendo e ainda tem muito espaço no mercado. Ao lado de empresas especializadas existe ainda a venda direta, feita pelo site da maioria das vinícolas já estabelecidas.
Vale lembrar que o consumo da bebida ainda é muito pequeno no Brasil, seguimos na média historica de 2 litros por pessoa. De acordo com um relatório da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), referente ao ano de 2015, Portugal é o país com maior consumo de vinho per capita. Na média, cada um dos habitantes consome 54 litros por ano, seguido dos franceses, com 51,8 litros. Também na média, é como se todos os portugueses com mais de 15 anos de idade tomassem uma taça de vinho por dia. Porém, se os visitantes do país também fossem contabilizados, então os números tenderiam a crescer muito, já que o número de visitantes por ano supera o de portugueses.
Na terceira posição da lista aparece a Itália, mas com um consumo bem menor se comparado aos que lideram o ranking, de 41,5 litros. O top 5 é completado pela Suíça (40,3) e pela Áustria (32,4).
Curiosamente, a Argentina, que aparece em sexto, com 31,6 litros per capita, empatada com a Bélgica, é o único país não-europeu entre os 13 primeiros colocados.
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