Segundo pesquisa do Jornal Folha de São Paulo, retratada acima as vendas on line crescem sem parar. Nada de crise nesse setor. A projeção diz que mais 27 milhões de consumidores, nos próximos cinco anos passarão a comprar dessa forma.
Agora a grande questão é saber o que motiva esse tipo de compra. Pensava-se que o contato com o produto criava a motivação imediata. Mas o trânsito cada vez mais caótico, a falta de segurança e de tempo nos grandes centros urbanos, estão mudando o paradigma. As novas gerações e seus inseparáveis gadgets eletrônicos ditam os novos paradigmas do mercado. O mundo do vinho passou definitivamente a fazer parte desse cenário, através das lojas virtuais de vinho e mais ainda por conta dos clubes ou assinaturas de vinhos.
A Enoeventos, uma loja e portal de vinhos decidiu fazer um levantamento das lojas virtuais atuantes hoje no Brasil. Encontrou 64 delas. Mas decidiu também ir além, e criar um ranking das mais visitadas, Afinal, segundo Oscar Daudt, criador do portal Enoeventos “..uma coisa é abrir a loja. Outra coisa, bem mais complicada, é fazer com que os consumidores virtuais a visitem.”
Segundo essa metodologia, 34 lojas foram analisadas, em junho de 2017. As duas mais visitadas na classificação foram a Wine e a Evino, duas tradicionais gigantes do setor, que contam com investimentos milionários. As gaúchas Bebidas do Sul e a Vinhos e Vinhos figuram em 8° e 9° lugar. A própria Loja Enoeventos ficou no honroso 3º lugar, muito a frente da não menos famosa Miolo, que apareceu em 14º lugar.
Resumindo: e mercado é sempre um ser misterioso, e você sempre tem truques novos para aprender, seja gigante, seja estreante. A certeza é que o mercado de vinhos segue em franca expansão.
deixe seu comentário