CRAS e CREAS realizam trabalho nos grupos de idosos do interior
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), desenvolve desde o mês de julho, ações voltadas à Campanha Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.
O trabalho tem sido desenvolvido, neste primeiro momento, juntos aos Grupos de Idosos do interior do município, a fim de explanar acerca dos mais diversos tipos de violência contra a pessoa idosa, entre eles, física, psicológica, sexual, abandono, negligência, abuso financeiro e autonegligência.
De acordo com a secretária Marta Sotilli, a equipe está realizando o trabalho em oito comunidades do interior, pois nestes locais há um afastamento territorial maior e as demandas de violência contra as pessoas da terceira idade não chegam à rede de atendimento e permanecem muitas vezes no silêncio.
A coordenadora do CRAS II, Arlete Draszevski, explica que participam dos encontros, um psicólogo, uma assistente social e um pedagogo e que tem sido realizado um trabalho conjunto entre CRAS e CREAS, pois uma equipe atua na prevenção e a outra quando a violência já ocorreu.
“Além de uma conversa informal com os idosos, são realizadas a cada encontro dinâmicas que facilitam o entendimento do público sobre o tema. Além de serem divulgados os canais de denúncia quando a violência é identificada”, comentou Arlete.
deixe seu comentário