Mutirão conseguiu limpar a área de plantação de fumo em poucas horas, enquanto agricultores se recuperavam da doença
Uma família de Orleans, no Sul de Santa Catarina, foi supreendida por vizinhos e amigos enquanto se recuperava do coronavírus. Um mutirão com 21 pessoas realizou a limpeza da lavoura de fumo, e em poucas horas a área ficou pronta para a nova plantação. Para o agricultor Augustinho Salvalagio, o gesto foi inesquecível.
– “Muito grato a eles, não tem palavras para agradecer porque uma coisa assim é inesperada. Hoje em dia é tudo diferente, mas eles viram que precisava e vieram” – comenta o produtor rural.
Augustinho ficou interndo 12 dias no hospital para tratamento da Covid-19. A esposa Salete Boger Salvalagio e outras quatro pessoas que moram na mesma casa contraíram a doença. Os amigos viram a necessidade de se mobilizar e trouxeram o assunto em um grupo de WhatsApp.
– “Eu estava impossibilitado de trabalhar, meus vizinhos viram que precisava limpar a lavoura. Minha família, filhos, nora, esposa, todos com essa doença, e eles combinaram em três para vir. No dia, apareceu 21 pessoas aqui” – relembra.
Na ocasião, Augustinho já não estava mais hospitalizado, e continuava a recuperação em casa. O trabalho em conjunto foi tão efetivo que em menos de três horas a lavoura estava pronta. O encontro terminou com um bom café, com a terra preparada e com a alegria dos voluntários, como Luzia Ascari Salvalagio.
– “Eu acho que essa pandemia veio pra mostrar pra nós e pra todo mundo que, apesar do ser humano ser um homem super dotado de inteligência e de poder, são essas simples atitudes que podem fazer a diferença” – disse em entrevista à NSC TV.
deixe seu comentário