Para os cristãos, a Páscoa marca a ressureição de Jesus, mas não é celebrada somente por cristãos. Ela já fazia parte do Antigo Testamento
Para os cristãos, a partir do Novo Testamento, a Páscoa assume a representação do período em que Jesus ressuscitou
Estamos na Semana Santa, últimos dias da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. É a celebração mais importante do ano para os fiéis. Mas você sabe o significado da Páscoa, e a sua origem? Para compreender um dos significados da data precisamos voltar a pouco mais de um século antes de Cristo, período em que marca Páscoa judaica. O momento está descrito no velho testamento, em “Êxodo”. A celebração lembra a libertação do povo hebreu, escravizado no Egito, e sua passagem pelo Mar Vermelho, liderados por Moisés. Nesta data os judeus comem pão sem fermento para simbolizar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
Para os cristãos, a partir do Novo Testamento, a Páscoa assume a representação do período em que Jesus ressuscitou. A data não é fixa, costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril, sendo definida no domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, e outono, no Hemisfério Sul (como é o caso do Brasil). Equinócio é o período em que o sol tem maior incidência na linha do Equador e faz com que dia e noite tenham cerca de 12 horas cada.
Neste ano a Páscoa ocorre no dia 21 de abril, próximo domingo. Estamos na Semana Santa, que narra os momentos que antecedem a ressureição de Cristo. Também é o fim do período quaresmal, em que cristãos se dedicam à reflexão e a conversão espiritual. É um momento de oração e penitência para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto e os sofrimentos suportados na cruz.
A semana tem início no Domingo de Ramos, marcando a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. A Quinta-feira Santa simboliza a ceia realizada por Cristo e seus discípulos. Na Sexta-feira Santa é relembrada a crucificação, enquanto o Domingo de Páscoa celebra a ressurreição de Jesus.
A Páscoa, apesar de representar momentos distintos e possuir algumas diferenças nas celebrações de diferentes comunidades religiosas, em todos os casos representa a passagem de algum período e busca inspirar os fiéis para a prática da comunhão e do amor.
Na Igreja Matriz de São Miguel do Oeste as celebrações da Semana Santa iniciaram no Domingo de Ramos, com bênção e confissões.
Confira o restante da programação:
Quinta-feira, dia 18/04
19h – Lava-pés, seguida de adoração ao Santíssimo
Sexta-feira, dia 19/04
09h – Via-Sacra, com confissões
15h – Celebração da Paixão do Senhor, com confissões
19h – Oração da Cruz, no Bairro São Sebastião (levar assento e vela)
Sábado, dia 20/04
19h – Celebração da Vigília Pascal (levar vela e frasco para água benta)
Domingo de Páscoa, dia 21/04
08h30 e 19h – Celebração da Ressureição do Senhor
deixe seu comentário