Uma prática milenar que vem sendo mais conhecida na atualidade devido a busca pela saúde integral do ser humano é o yoga. A profissional, Marina Canton, detalha a prática
A intensidade da rotina, muitas vezes, traz a sensação de desconexão com nós mesmos, gera cansaço, estresse, ansiedade. Existem dezenas de práticas que podem auxiliar nesse reencontro com o nosso eixo, chamadas práticas integrativas que, além de trabalhar o corpo, trabalham a mente e muitas delas já estão disponíveis pelo SUS.
Uma prática milenar que vem sendo mais conhecida na atualidade devido a busca pela saúde integral do ser humano é o Yoga, que significa união, conexão, e o principal objetivo da prática é fazer que o praticante se reconecte com a sua essência, por meio da respiração, da meditação e dos Asanas (posturas), fazer que deixe de lado a identificação com o ego e que a verdadeira essência transcenda todos os conceitos nos quais a sociedade tenta encaixar cada ser humano. Conforme explica a profissional de Yoga, Marina Canton, de São Miguel do Oeste.
“A prática do Yoga é mais ampla do que imaginamos, pois o Yoga é muito conhecido pelos Asanas, que são as posturas do Yoga, que é geralmente o primeiro contato que o aluno tem com o Yoga. Onde o aluno vem para a aula pela primeira vez e a faz as posturas, trabalhando o corpo no geral, um momento de introspecção, respiração, relaxamento. O foco principal é a respiração, porque no dia a dia temos uma respiração mais curta, mais ofegante e no momento do yoga trabalhamos a respiração mais profunda que nos conecta mais profundamente com nós mesmos, relaxando o corpo. Um dos objetivos é a respiração conciliada com os movimentos, que traz os benefícios para o corpo e para a mente. Muitas pessoas pensam que Yoga tem relação com religião e não tem, mas ele tem prescrições que influenciam a nossa ética e moral, existem alguns preceitos como Ahinsa (não violência), Satya (não matar), Asteya (não roubar), tem o estudos de si mesmo, desapego ao material porque muitas vezes carregamos pesos conosco devido aos apegos que temos, Tapas (disciplina, dedicação), Santosha (contentamento). Conforme vamos praticando o nosso corpo vai se purificando e vamos aprendendo que a felicidade está dentro de nós”, argumenta Marina.
Qualquer pessoa pode praticar o Yoga, salienta a profissional. “Eu sempre digo que se você tem um corpo e se você respira você pode praticar o Yoga. Muitas pessoas falam “eu não sou flexível, não posso praticar”, mas o Yoga é justamente para você desenvolver essa flexibilidade! A aula de Yoga é para todo mundo! Fazemos aulas experimentais e adaptamos as posturas conforme o aluno, não tem nenhuma restrição, a não ser algum problema grave de saúde que o aluno tenha, que sempre conversamos sobre isso antes de iniciar. Eu poderia falar uma hora sobre o Yoga, mas para ter a vivência e conhecer só praticando. O Yoga é o encontro de si consigo mesmo, tem benefícios físicos sim, mas o principal objetivo é o autoconhecimento, união entre o corpo, mente e espírito”, destaca Marina.
A prática tem sido buscada para auxiliar no tratamento de doenças como ansiedade e depressão. “Muitas pessoas buscam o Yoga por sofrerem de ansiedade, por exemplo. Com o dia a dia muito agitado, estressante, acabamos nos tornando ansiosos e nossa respiração vai encurtando, vamos encolhendo, aí vem as dores nas costas, nos ombros e isso desencadeia estresse e até depressão ao longo do tempo. O Yoga vai te trazer mais calma, geralmente as pessoas agitadas pensam que não vão conseguir praticar mas são as que mais precisam”, finaliza Marina.
deixe seu comentário