Home Município desenvolve ações de conscientização sobre alimentação

Município desenvolve ações de conscientização sobre alimentação

Palestras sobre a saúde do idoso foram realizadas e um curso de manipulação de alimentos está sendo organizado

Última atualização: 2019/05/17 4:28:06


O município de Barra Bonita está desenvolvendo ações de conscientização e orientação sobre a importância de uma alimentação saudável. A nutricionista do NASF e SAE, Tamara Melz, realizou, em parceria com a Assistência Social, palestras com os grupos de idosos de linha Águas do Araçá e Treze de Maio, explicando sobre a importância de manter um estilo de vida saudável. 

Tamara ressalta que a alimentação do idoso precisa de cuidados especiais. “Antigamente não se falava tanto em saúde do idoso, hoje com a grande expectativa de vida as políticas de saúde estão voltadas também para essa faixa etária. Os idosos estão vivendo mais e ninguém quer envelhecer com alguma doença, então o cuidado em manter hábitos saudáveis e adaptados para essa faixa etária é importantíssimo para a qualidade de vida. Podemos levar esses hábitos para o dia a dia do idoso entendendo as limitações de cada um, explicando sobre a importância dos carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais, importância do consumo de água, tudo o que é necessário para o bom funcionamento do corpo e adaptando isso a rotina”, destaca. 

Mais duas palestras com os idosos serão realizadas no mês de junho. Outra iniciativa é um curso de manipulação de alimentos, em parceria com o Instituto Federal (IFSC), de São Miguel do Oeste. A data do curso será confirmada e divulgada em breve e os assuntos que serão discutidos na oportunidade visam auxiliar pessoas que trabalham com essa prática e é uma exigência da RDC 216. Serão realizadas orientações de boas práticas, higiene do manipulador, principais doenças transmitidas por alimento e água contaminada, perigos físicos, químicos e biológicos na manipulação de alimentos.

Quem trabalha com manipulação de alimentos em restaurantes, refeitórios, escolas e estabelecimentos comerciais relacionados devem ter esse curso e fazer atualização todo ano. Os interessados podem buscar mais informações com a nutricionista, na prefeitura.

deixe seu comentário

leia também

leia também