Home Vereadores mirins distribuirão mudas de árvores em pontos do município

Vereadores mirins distribuirão mudas de árvores em pontos do município

Ação será realizada no dia 13 de abril na área central da cidade. Em sessão nesta terça, eles sugeriram obras e serviços ao Município

Última atualização: 2019/04/03 9:26:28


Foto:Ascom


Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste distribuirão mudas de árvores no próximo dia 13 de abril em diversos pontos do Centro do município. Divididos em equipes e com apoio da comissão que coordena o programa Vereador Mirim, os jovens conversarão com a população e entregarão mudas para incentivar o plantio de árvores em São Miguel do Oeste. A ação será a partir das 8h30min e faz parte das atividades do “Mês de conscientização do uso racional dos recursos naturais”, instituído pela Lei 7.613/2019, aprovada pela Câmara e sugerida por vereadores mirins.

A distribuição de mudas será em frente a estabelecimentos comerciais de São Miguel do Oeste. Os vereadores mirins ficarão em pontos próximos à Banca do Nini, Arimar Center, Lojas Magrão e Ítalo Supermercado. As mudas de árvores serão fornecidas pelo Cedup Getúlio Vargas e pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Serão distribuídas 100 plantas.

SESSÃO ORDINÁRIA

Nesta terça-feira (2) os vereadores mirins se reuniram para a sessão mensal de abril. Entre as atividades, a vereadora mirim Sara Stédile apresentou as ações da Escola Municipal Waldemar Antônio von Dentz, da Linha Canela Gaúcha. Ela apresentou a história, a estrutura e as conquistas que o educandário possui, incluindo prêmios. Sara apresentou moradores que ajudaram a construir a escola e torná-la o que é hoje.

Na sessão foram apresentadas diversas indicações. Uma delas é de Matheus Schmitt, que pede o asfaltamento da Rua Primeiro de Janeiro, no Centro. Ele ressalta que a rua dá acesso a residências, comércios e a outras ruas do município. “Este trecho está em difíceis condições de trafegabilidade, dificultando a passagem de veículos e pedestres”, afirma.

Daniel Gasperin solicita a realização de uma campanha de conscientização com a população sobre a forma correta de descarte de lixo. O vereador mirim cita que sua escola, a Juscelino Kubitschek de Oliveira, vem enfrentando problemas com o descarte incorreto de lixo nas imediações da escola. “Devido à falta de conhecimento as pessoas que utilizam a lixeira para descartar lixo doméstico estão utilizando-a de forma incorreta”, justifica.

Gabriel Farias solicita a pintura da faixa de pedestres na Rua Tiradentes, em frente à Escola Alberico Azevedo. O vereador mirim lembra que há tempos a faixa de pedestres não é repintada. A intenção é proporcionar maior segurança aos alunos e demais usuários.

Sara Stédile solicita à Administração Municipal que estude a viabilidade de implantar asfalto a fundo perdido no acesso à comunidade de Linha Canela Gaúcha. “Em períodos secos, há muita poeira em frente à escola, igreja e salão, devido ao grande fluxo de carros e caminhões”, justifica, citando que em dias de eventos há grande movimento de veículos.

Kevin Ledur solicita que sejam reformuladas as estruturas de abrigo nos pontos de ônibus de São Miguel do Oeste. Ele explica que os novos abrigos, instalados recentemente, não atendem aos critérios mínimos de segurança e conforto. “Em dias de calor, o material plástico superaquece, tornando o local abafado. Em dias chuvosos, os ocupantes do espaço são atingidos pela chuva”, aponta Ledur. O vereador mirim sugere o isolamento das instalações para proteger os usuários do vento e da chuva, e indica a substituição dos materiais por peças térmicas, a fim de manter a temperatura ambiente. Ele sugere ainda a iluminação dos pontos.

Gabriel de Moura sugere à Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável que estabeleça dois pontos para a recolha de material sólido reciclável, um na Linha Dois Irmãos e outro na Linha Aparecida. O vereador mirim afirma que as duas comunidades seriam pontos estratégicos para a recolha do material, e que ainda não estão sendo contemplados com a coleta. “De nada adianta conscientizar os alunos na escola e a população em geral sobre o destino correto dos materiais inservíveis se não houver na prática uma solução concreta da parte da Administração Municipal”, afirma. 

A próxima sessão dos vereadores mirins será em 7 de maio, às 18h.

Foto:Ascom

deixe seu comentário

leia também

leia também