Home FESTA DA UVA E DO VINHO DOCE ATRAIU MILHARES DE PESSOAS

FESTA DA UVA E DO VINHO DOCE ATRAIU MILHARES DE PESSOAS

Última atualização: 2019/01/18 8:11:43

Ocorreu no último domingo (13/01), no Distrito de São José do Laranjal, Município de Iraceminha, Extremooeste catarinense a 9º Festa da Uva e do Vinho Doce com início às 8h30. Na presença de um enorme público, ocorreram vários pronunciamentos das lideranças, cânticos (canções italianas), rezas, degustação de vinhos, degustação de café colonial e consumo de uva.

Logo pela manhã ocorreu a primeira parte do evento na propriedade de Lauri Di Domênico, com pronunciamento das autoridades e abertura oficial pelo prefeito de Iraceminha Jean Carlos Nyland.

Em seguida o público presente, vindo de toda região foi convidado a fazer a colheita da uva e em seguida ocorreu a carreata até o salão comunitário, já no centro do distrito, houve a abertura do espaço da cultura e demonstração do processo de fabricação de vinho. Pronunciamento de autoridades, almoço típico italiano e o tradicional churrasco. À tarde foi reservada para um matiné e um mate baile no encerramento.


PRODUTORES E A COMUNIDADE ESTÃO DE PARABÉNS

Estive presente no evento desde cedo para acompanhar toda programação e inclusive colher uva direto do parreiral e pude constatar uma magnífica festa tanto em público como em organização e diversidade de atrações.

Uma festa tradicional, simples e que valoriza toda cadeia produtiva da uva que é destaque na economia do município de Iraceminha. Realmente fiquei impressionado com a visão empreendedora das famílias rurais que estão na atividade, bem como a Epagri que presta assistência técnica e a prefeitura pelo apoio efetivo as famílias e a festa. 

A cada ano da festa é escolhida uma propriedade para ser visitada e fazer a colheita da uva. Neste ano quem recebeu a população para acolher a comunidade regional e sediar a abertura oficial da Nona Festa da Uva e do Vinho Doce, com a colheita de uva, degustação de produtos coloniais e canções italianas foi a família de Lauri Antônio Di Domênico. A mesma está situada no Distrito de São José do Laranjal, interior do Município, ela está entre os 38 produtores de uva do Município de Iraceminha.

Ao longo do dia os visitantes puderam degustar vinho doce e uva de ótima qualidade. No Município de Iraceminha são 38 propriedades agrícolas com uva, que produzem 700 toneladas da fruta ao ano. Segundo eles, tudo é vendido na própria propriedade, para comercialização no Oeste de Santa Catarina e boa parte no Paraná. Além da venda da uva in natura, os pequenos agricultores produzem vinho e cultivam pêssego, abacaxi banana, maracujá, milho, soja, feijão, criam suínos, aves, gado de corte e leite.


PRODUÇÃO NA SAFRINHA E A IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURAS

 É muito comum no meio rural e a nossa região não é diferente os produtores rurais fazerem duas safras na mesma lavoura, ou seja, onde a produção agrícola é dividida em duas fases. Sendo a primeira que chamamos de plantio safra ou do cedo e o plantio safrinha que é o tarde ou pós-safra.

O grande problema é que na maioria das propriedades rurais por serem pequenas as famílias cometem um grande erro que é fazer dois plantios da mesma cultura. Exemplo planta milho na safra (cedo) e depois na safrinha torna a plantar de novo milho. Ou planta soja e depois planta soja de novo.

A monocultura ou mesmo o sistema contínuo de sucessão do tipo trigo-soja ou milho safrinha-soja tende a provocar a degradação física, química e biológica do solo e a queda da produtividade das culturas. Também proporciona condições mais favoráveis para o desenvolvimento de doenças, pragas e plantas daninhas. Nas regiões dos Cerrados, predomina a monocultura de soja entre as culturas anuais. Há a necessidade de introduzir, no sistema agrícola, outras espécies, de preferência gramíneas, como milho, pastagem e outras.

A rotação de culturas consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais, numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.


VANTAGENS DA ROTAÇÃO DE CULTURAS

É uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.

Escalando-se diferentes culturas e promovendo-se a rotação de herbicidas e inseticidas, melhora-se o controle de plantas daninhas e insetos pela quebra de seu ciclo de desenvolvimento, variação da absorção de nutrientes, e ainda variação radicular, explorando de diferentes formas o solo.

As vantagens da rotação de culturas são inúmeras. Além de proporcionar a produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um período suficientemente longo, essa prática melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo. Auxilia no controle de plantas daninhas, doenças e pragas; repõe matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos e ajuda a viabilização do Sistema de Semeadura Direta e dos seus efeitos benéficos sobre a produção agropecuária e sobre o ambiente como um todo.

Para a obtenção de máxima eficiência, na melhoria da capacidade produtiva do solo, o planejamento da rotação de culturas deve considerar, preferencialmente, plantas comerciais e, sempre que possível, associar espécies que produzam grandes quantidades de biomassa e de rápido desenvolvimento, cultivadas isoladamente ou em consórcio com culturas comerciais.

As principais vantagens da rotação de culturas são: ajuda a diminuir as pragas e as doenças, na medida em que se cultivam, em cada ano, plantas da mesma família em parcelas diferentes; melhora a luta contra as pragas; poupa tempo e trabalho e simplifica as regas.

DIA DE CAMPO DE SILAGEM E GRÃOS DE MILHO


Nesta semana participei em Bandeirante de um importante dia de campo sobre produção de silagem de qualidade, promovido pela empresa Agromatrix do nosso amigo Aldacir Ângelo Mezalira e Vanda Mezalira que detém a representação na região dos híbridos Biomatrix para grãos e silagem. 

O evento aconteceu na propriedade da família de Marciano e Elói Perassoli na Linha Novo Encantado e contou com bom público de produtores rurais, principalmente os que utilizam silagem na produção de leite e carne.

Importante esse tipo de vento, pois cada vez mais as famílias rurais precisam melhorar e ampliar os conhecimentos tanto no tipo de sementes, tecnologia a ser adotado, processo de produção, custo de produção e rentabilidade.

Tanto a silagem como a produção de grãos deve-se ter um bom planejamento que vai desde o plantio até a colheita para evitar desperdícios, baixa produtividade, uso inadequado do solo e se focar no custo benefício.

deixe seu comentário

leia também

leia também