Foram registrados acidentes com aranha, abelhas, lagartas e escorpião
Nos primeiros 15 dias de 2019 o município de Descanso já registrou 10 casos de acidentes com animais peçonhentos. Picadas de aranha, abelhas, escorpião e contato com lagartas podem causar ferimentos graves e ocorrem com mais facilidade nesta época do ano.
Segundo a técnica em enfermagem e responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, Edilene Lorenski, os acidentes com as lagartas são muito frequentes. “Orientamos que a população tenha cuidado redobrado nas áreas de camping, onde o contato com as lagartas pode ocorrer com mais facilidade, deve-se pintar as árvores com cal para que facilite a visualização e, caso seja avistada alguma lagarta, entrar em contato com a secretaria de saúde”, explica.
Edilene destaca ainda os principais cuidados para evitar esses acidentes. “Em relação as picadas de aranha, percebe-se que a maioria dos casos aconteceu em contato com os calçados, então orientamos para que verifiquem os calçados antes de calçar, cuidado ao ter contato com madeiras e vegetação rasteira. O escorpião é um animal de hábitos noturnos, então os acidentes acontecem próximo à noite, em locais com entulhos. Com abelhas também tivemos casos de reações alérgicas, então pedimos que sempre seja procurado uma unidade de saúde para examinar o ferimento e verificar a gravidade”, finaliza.
deixe seu comentário