Home Família Baumgratz recebe estudantes e agricultores em Dia de Campo

Família Baumgratz recebe estudantes e agricultores em Dia de Campo

Ação teve como base o Sistema Plantio Direto de Hortaliças

Última atualização: 2018/11/27 2:13:39



Agricultores e estudantes estiveram participando na última sexta-feira (23), de um Dia de Campo na propriedade da família Baumgratz, no bairro Santa Rita, que hoje é a unidade referência para o Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

A atividade foi desenvolvida numa parceria entre a Prefeitura de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, Epagri e IFSC, a fim de difundir tecnologias para a produção de hortaliças.

Segundo a extensionista da Epagri, Simone Bianchini, o trabalho foi desenvolvido a partir de três eixos relacionados à produção de hortaliças: 1. uso da água e manejo da irrigação; 2. uso e manejo do solo e os princípios do SPDH; e 3. apresentação da máquina para plantio direto de hortaliças, desenvolvida pelo curso de Eletromecânica do IFSC.

Os participantes foram divididos em três grupos e tiveram a oportunidade de passar por três estações, orientados por profissionais da Epagri e do IFSC.

Simone lembra que a ação integra uma proposta de qualificação dos olericultores de São Miguel do Oeste, desenvolvida por meio do programa da Prefeitura, Novo Rural.

Segundo o secretário Renato Romancini, o Novo Rural tem várias ramificações e uma delas é a horticultura, por meio do qual a municipalidade auxiliou até o momento 17 famílias de agricultores que comercializam produtos na feira livre, nas feiras itinerantes e no programa de alimentação escolar da rede municipal. “A Prefeitura repassou recursos a estes agricultores, visando à qualificação da atividade. Queremos estimular a adesão a este sistema que preconiza a produção de alimentos limpos, buscando mais qualidade na produção, ampliação da área cultivada e produtividade”.

Um dos membros da família, Rudi Inácio Baumgratz, relata que as dificuldades existem mas com esforço e dedicação os desafios vão sendo superados. “Ficamos felizes em poder partilhar com outras pessoas o nosso trabalho. Aqui, nos dedicamos à produção de brócolis e couve-flor, mas temos buscado aperfeiçoamento diário com o apoio de nossos parceiros”.

deixe seu comentário

leia também

leia também