Trabalho vem sendo desenvolvido junto ao programa Saúde vai a sua comunidade
A Secretaria de Saúde de Flor do Sertão vem desenvolvendo ações de combate às dependências. O trabalho de orientação e conscientização vem sendo realizado junto ao programa “Saúde vai a sua comunidade”, com visitas às comunidades do município. Segundo a psicóloga Karin Von Dentz, o trabalho é uma forma de alertar sobre os riscos do consumo de drogas, sejam lícitas, caso do álcool de do cigarro, ou ilícitas, a exemplo de maconha e cocaína.
De acordo com Karin, as drogas lícitas, a exemplo do álcool e cigarro, costumam ser porta de entrada para outras drogas, o que também merece atenção. Ela explica que nenhuma pessoa é considerada dependente química já na primeira vez que faz uso de alguma substância. A dependência, segundo ela, está atrelada inicialmente ao uso, quando o indivíduo experimenta, podendo evoluir para o abuso e talvez dependência. Por isso, ela destaca a importância da conscientização, para evitar o primeiro contato.
Karin defende o trabalho preventivo como uma ferramenta importante para conscientização sobre os efeitos nocivos das drogas na saúde ou no convívio social. O cigarro, por exemplo, é um dos principais causadores do câncer de pulmão. Já o consumo excessivo do álcool pode provocar cirrose hepática. Além disso, há o problema de pessoas que acabam se endividando ou deixando de atender às necessidades básicas da família.
Quanto mais cedo a pessoa tiver contato com a droga, maior a chance de se tornar dependente. A psicóloga comenta que estudos apontam que 20% das pessoas que fazem uso disfuncional de alguma substância evoluem para dependência.
deixe seu comentário