Home Grupo Terapêutico de Neurologia do NASF é apresentado em mostra nacional

Grupo Terapêutico de Neurologia do NASF é apresentado em mostra nacional

Município foi selecionado entre mais de 200 trabalhos do estado

Última atualização: 2018/08/03 3:05:13

Fotro: Divulgação


São Miguel do Oeste esteve representado por servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde, durante a 15 ª Mostra Aqui tem SUS, que aconteceu na cidade de Belém do Pará/PA, entre os dias 25 e 27 de julho.

Conforme a fisioterapeuta, Julia Grasel, o trabalho desenvolvido pela equipe do NASF com pacientes neurológicos foi destaque na Mostra Catarinense Aqui Tem SUS, no mês de maio em Chapecó, durante o 68º Congresso do COSEMS/SC, e se classificou para a mostra nacional.

Neste processo, foram inscritos 203 trabalhos de 72 municípios, os quais foram pré-selecionados por avaliadores externos. Deste total, foram selecionados 40 trabalhos pra apresentação durante o evento, dos quais 21 trabalhos de 11 municípios do Estado foram escolhidos para representar Santa Catarina na etapa nacional, entre eles São Miguel do Oeste.

Julia informa que o grupo terapêutico de neurologia, acompanhado pela equipe do NASF da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, se encontra duas vezes por semana, em uma sala ampla e adequada para o desenvolvimento de exercícios terapêuticos corporais, atividades lúdicas, jogos de expressão corporal, facial e de saúde mental, tanto com os pacientes, quanto com os familiares e acompanhantes.

“Já percebemos resultados positivos, no quesito independência, manutenção e progressão da capacidade motora dos pacientes, pois a doença neurológica é caracterizada por patologias que acometem o sistema nervoso central, de forma progressiva degenerativa ou não. Os acometidos podem apresentar alterações físicas e psicossociais”, explicou a fisioterapeuta.

A intenção com este trabalho é promover o autocuidado dos portadores de doença neurológica e familiares, manter e progredir a capacidade funcional e psicossocial, além de promover a integração social e pessoal, com ações coletivas como a troca de experiências, identificação pessoal e social dos participantes.

Fotro: Divulgação

deixe seu comentário

leia também

leia também