Ações do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais levou 755 pessoas para a praça central
Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste promoveu na quinta-feira (26), na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel, ações voltadas à prevenção das Hepatites B e C.
Conforme a enfermeira Juliana Pinheiro, do departamento IST/Aids e Hepatites Virais, foram realizados cerca de 2.300 testes rápidos em 755 pessoas.
Em torno de 20 enfermeiros realizaram os testes para a população que foi até a praça e, em 20 minutos, os profissionais já disponibilizaram o resultado a todos os pacientes.
Juliana afirmou que 18 resultados deram positivos, sendo 15 para Hepatite B e três para Hepatite C, e nenhum HIV. Na comparação com o ano passado, Juliana lembra que foram atendidas mais pessoas, mas neste ano aumentou o número de resultados positivos. “Deste total de positivos, alguns já fazem acompanhamento, já se tratam e sabem que tem Hepatite, mas vários não sabiam que tinham a doença e nunca haviam feito o exame”.
Neste ano, o Rotary Club oportunizou a sonorização do local, além de pipoca e algodão doce para todos que fizeram a testagem. Enfermeiros do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, também colaboraram com a ação durante todo o dia.
Uma barraca com os profissionais do CAPS, foi mais um espaço para o repasse de orientações. O assunto abordado foi álcool e drogas.
No período da manhã, a nutricionista da Secretaria de Saúde falou sobre hábitos de alimentação saudável e realizou o exame para verificação do índice de massa corpórea, considerando que a Hepatite é uma doença que ataca o fígado.
O prefeito Wilson Trevisan esteve no local e também realizou o exame. Conforme o secretário Leonir Caron, as expectativas foram superadas e a população compareceu em um número expressivo na praça.
deixe seu comentário