Home Projeto incentivado pelo Sicoob é selecionado para etapa nacional de conferência sobre meio ambiente

Projeto incentivado pelo Sicoob é selecionado para etapa nacional de conferência sobre meio ambiente

Esse projeto é desenvolvido pela Escola de Educação Básica Adolfo Silveira, do município de Paraíso, tendo como principal parceiro o Sicoob São Miguel

Última atualização: 2018/05/23 10:43:15


O projeto “Água: A Flor da Vida” foi classificado para a etapa nacional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que será realizada nos dias 15 a 19 de junho, em Brasília. Esse projeto é desenvolvido pela Escola de Educação Básica Adolfo Silveira, do município de Paraíso, tendo como principal parceiro o Sicoob  São Miguel.

Em andamento na unidade escolar de Paraíso desde 2011, o projeto “Água: Flor da Vida” tem como objetivo sensibilizar a população do município de Paraíso sobre a necessidade de cuidar do Rio das Flores, com ações práticas de recuperação e revitalização bem como motivar a comunidade escolar e local para que as atividades paralelas de educação ambiental se desenvolvam. Percebendo a relevância que o projeto tem na comunidade o Sicoob São Miguel se tornou parceiro, pois acredita nas atitudes e ações que visam fomentar a perenidade do meio ambiente.

Segundo o gerente de comunicação do Sicoob, Blásio Spaniol, a estrutura criada pela escola para tratar sobre temas ambientais é fantástica. “O investimento intelectual, o conhecimento, os recursos que foram destinados para a escola e os resultados que já estão colhendo”, destaca.

O delegado do projeto, aluno Gabriel Kauê Konzen, foi quem realizou as apresentações do “Água: A Flor da Vida” nas etapas classificatórias. De acordo com a coordenadora da fase escolar da V CNIJA, professora Dilse Brancher Garlet, a intenção do projeto é recuperar o Rio das Flores uma vez que provém do rio a água que abastece a cidade de Paraíso. “Este rio merece muito cuidado já que, direta ou indiretamente, todo mundo é beneficiado”, cita. Agora as ações continuam na comunidade sendo que o Sicoob São Miguel já contribuiu com mais de R$ 45 mil. O valor é destinado para a construção de cisternas na escola, a estufa, o viveiro de mudas nativas e cercas ao longo do Rio das Flores nas propriedades para a revegetação da mata ciliar.

ETAPAS DA CONFERÊNCIA

O projeto passou inicialmente pela fase escolar, realizada em março deste ano. Após, foi classificado na Etapa Regional da V CNIJMA, que envolveu sete municípios de abrangência e 15 escolas inscritas, juntamente com o projeto da Escola de Educação Básica Guilherme Missen.

Na fase estadual, realizada no dia 7 de maio, em Laguna, o projeto foi o escolhido entre 122 apresentados de todas as regionais do Estado e agora, vai ser apresentado na etapa nacional da V CNIJMA.

deixe seu comentário

leia também

leia também