O termo “modelo de negócio” pode gerar algum nervosismo no mundo corporativo. Isso porque parece ser mais complexo do que realmente o é.
O “modelo de negócio” pode ser definido como uma estrutura conceitual que prova a viabilidade financeira de um negócio, incluindo seu propósito, objetivos e seus planos presentes para alcança-los.
Segundo o especialista em administração Peter Drucker, um bom modelo de negócio responde às seguintes perguntas:
– Quem é o seu cliente?
– O que ele valoriza?
– Como você entrega valor a um custo apropriado?
Já Michael Lewis, autor e jornalista financeiro, resume esse conceito de uma forma simples e direta: “é como você planeja ganhar dinheiro.”
É importante notar que planos de negócios e modelos de negócios têm abordagens diferentes quanto à visão sobre o cliente. Planos de negócios são estáticos, enquanto modelos de negócios são dinâmicos e tendem a focar mais no valor que será entregue ao cliente.
Além do processo de desenvolvimento de produtos e serviços tradicionais, é importante dominar o processo de conquista e desenvolvimento de clientes, desde a sua descoberta até sua validação e aquisição. É necessário também, que problema e solução sejam conhecidos para definir quem é esse consumidor ou usuário.
Modelos de negócio bem planejados são uma importante ferramenta para a estruturação e análise de uma proposta de valor, podendo funcionar ao mesmo tempo como uma fotografia dos princípios que a regem e servir de bússola.
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