Reflexo ou não das críticas a todo o sistema político nacional, a colenda Migueloestina, parece, resolveu colocar-se no mesmo nível das casas legislativas estadual e federal. Ao invés de promover debates sobre assuntos de interesse dos migueloestinos, razão maior de sua existência, perde-se em futilidades. As últimas sessões demonstraram o quanto importante é o município de São Miguel do Oeste para os nobres edis, e quão importante é a Lei Orgânica Municipal para essas personalidades.
Entre moções de aplauso e repúdio e projetos de lei para reduzir tributos, vão cinco Searas para demonstrar o não ter o que fazer e desconhecimento da lei, no caso, a Lei Orgânica do Município.
A moção de repúdio à vinda do ex Presidente Lula, foi a mancada da Legislatura. Além de ter sido rejeitada por maioria, seus autores ficaram com cara de Raoé, aquela personagem que transitou por esta coluna no final da primeira década do Século XXI.
Agora, como coroamento a ignorância e ao desconhecimento, os irmãos de Raoé propuseram (e conseguiram aprovar) uma lei de isenção de tributos municipais aos portadores de tumores malignos. No mérito, tudo bem, mas é bom que os catedráticos em administração pública saibam que proposições que representem gastos públicos ou redução de receitas, são de iniciativa exclusiva do poder executivo. No caso da redução de receitas, é necessário ainda, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, apresentar uma formula de compensação dos valores que se deixa de arrecadar. O que não foi possível saber, é onde estava a comissão de finanças e orçamento na hora de dar seu parecer. Ah, já se sabe: ninguém analisa a legalidade e nem a constitucionalidade, nem mesmo os jurisconsultos.
CURRICULUM VITAE DE RAOÉ
Como se sabe, Raoé residia no município de Sanchas Pardas, no estado de Caximbetê. Por motivos desconhecidos, Raoé recolheu-se à sua significância, não sem antes garantir uma nomeação quase vitalícia em um cargo público Caximbetano. Com sua retirada do cenário político, passou a ser considerado um cadáver insepulto, ou um morto vivo. Seu espectro, no entanto, permanece por aí.
CAXIMBETÊ
O município de Caximbetê fica no interior do Estado com o mesmo nome. Não é a capital, embora com o mesmo nome. É um dos mais pobres, mas em se tratando de política, é um dos mais ferrenhos. As disputas são intermináveis entre duas facções poderosas que disputam a hegemonia política desde o fim da Área de Segurança Nacional. Os partidos predominantes, são os caximbetanos e os Caximbetotes, que entre alianças e desavenças, vivem a história brasileira de uma perspectiva louca.
O INCIDENTE
Morrem na cidade, inesperadamente, sete pessoas, mas os coveiros se recusam a sepultá-los por estarem em greve. Os mortos adquirem “vida” e passam a vasculhar a vida dos moradores e seus familiares e a apontar os defeitos e a podridão moral da sociedade.
Os defuntos exigem que as autoridades os enterrem, ou prometem ficar e apodrecer em praça pública. Enquanto esperavam por uma resolução do governo, decidem visitar seus amigos e parentes.
Ao meio dia, os mortos e os vivos se encontram para discutir o problema da greve, quando resolvem revelar os segredos sujos de todos. Após um tremendo rebuliço, a greve termina, os mortos são finalmente sepultados e Sanchas Parda decide negar e desmentir o incidente. Por fim, a cidade segue seu curso e as máscaras são recolocadas.
TÁBULA RASA
Dom Quitério, chefe maior dos Caximbetotes, depois de adquirir algum conhecimento empírico, tornou-se admirador de Aristóteles, que se opôs à Platão na indicação de uma condição segundo a qual a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato, tal qual uma folha de papel em branco a ser preenchida. Dom Quitério convenceu-se que não existem ideias inatas, sendo que todo o conhecimento se baseia em dados da experiência empírica.
Trazendo a teoria para os dias atuais em que Dom Quitério é insepulto devido à greve dos coveiros, assim mesmo quer escrever a sua história sobre a tábula rasa, apagando completamente a história de pioneiros e antepassados para limpar a folha de papel, afim de deixar lugar à sua própria história.
Do ponto de vista da filosofia política, não havendo ideias inatas, acredita-se que todos os homens nasceriam iguais. Como não há regras sem exceções, Dom Quitério acha-se o único a possuir sua távola rasa completamente preenchida. Com base nesses conceitos, fez-se uma dura crítica ao absolutismo, atribuindo ao poder um direito divino. Deve ser o caso de Dom Quitério.
TOMA LÁ, DA CÁ
Ainda em Caximbetê, a troca de favores é uma prática constante e consolidada. Tem o caso do Cícero Branco (cadáver insepulto) que indicou e emplacou uma Caximbetote viva, para ser assessora do sapateiro Barcelona. Por seu turno, Barcelona, também insepulto, indicou e emplacou uma pessoa viva de sua estreita confiança, para assessorar Cícero Branco.
Tais falcatruas são aceitas e utilizadas para burlar a lei do nepotismo, onde familiares, embora insepultos, não podem, por força de lei, contratar parentes para o serviço público.
Mas, em Caximbetê, tudo é possível.
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