Home Curso de Fisioterapia da Unoesc recebe conceito quatro do MEC

Curso de Fisioterapia da Unoesc recebe conceito quatro do MEC

O conceito indica um perfil muito bom de qualidade. De acordo com a diretora de Graduação, professora Marilene Stertz, os destaques foram para a titulação do corpo docente

Última atualização: 2018/04/06 2:42:07


O curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste conquistou conceito quatro na avaliação do MEC/INEP. O conceito indica um perfil muito bom de qualidade. De acordo com a diretora de Graduação, professora Marilene Stertz, os destaques foram para a titulação do corpo docente; experiência profissional do corpo docente na área de Fisioterapia e na docência no Ensino Superior; produção científica; além da infraestrutura: laboratórios e clínica-escola. 

Segundo a coordenadora, professora doutora Franciane Barbieri Fiório, o conceito reflete a qualidade do ensino e mostra que não é preciso deixar a região Extremo-oeste para buscar uma formação de excelência. “O conceito quatro é resultado do investimento constante na estrutura física, corpo docente e, principalmente, no ensino de qualidade, com o objetivo de preparar fisioterapeutas aptos para um  mercado de trabalho cada vez mais exigente”, destaca a professora. 

A primeira turma de Fisioterapia concluirá a graduação no final de 2019.  A acadêmica Sabrina Schneider está entre os 37 estudantes que devem colar grau na primeira turma. Ela diz que a avaliação do MEC é importante para o currículo e facilitará o ingresso no mercado de trabalho. “A nota diz muito sobre as condições de infraestrutura, formação de professores, entre outros aspectos, que são decisivos no preparo acadêmico dos profissionais. Tudo isso permite que tenhamos uma base sólida de conhecimento teórico e que possamos desenvolver, por meio da integração entre teoria e prática, o raciocínio clínico e técnicas necessárias para proporcionar atendimento de máxima qualidade”, avalia a estudante. 

Ao concluírem o curso, Sabrina e seus colegas estarão inseridos em um mercado de trabalho em expansão na região Extremo-oeste. “A região ainda é deficitária em algumas áreas específicas como a fisioterapia em queimados, fisioterapia uroginecológica e obstétrica. Com o ensino de qualidade da graduação, aliado a especializações, nossos diplomados garantirão um atendimento de excelência à população”, projeta a professora Franciane Barbieri Fiório. 

Clínica-escola

Além de ter aula com um corpo docente qualificado, os futuros fisioterapeutas desenvolvem atividades em uma moderna clínica-escola, que está localizada no Centro Cultural da Unoesc. A Clínica dispõe de um espaço confortável para atendimentos individuais e coletivos nas diversas áreas de atuação do fisioterapeuta. A estrutura dispõe de cinco consultórios para atendimentos individuais, salas de fisioterapia neurológica para adultos e crianças, cinesioterapia, fisioterapia cardiorrespiratória, eletrotermofototerapia, hidroterapia com turbilhão para membros inferiores e superiores e salas de estudo. 

“A clínica-escola proporciona o aprendizado aos alunos, por meio do exercício da prática necessária à formação profissional. A partir do segundo semestre do ano, iniciaremos os atendimentos à comunidade, por meio dos estágios obrigatórios, sendo que serão realizados em média 50 atendimentos por dia”, informa Franciane Fiório. 

Os estudantes também desenvolvem atividades em outros espaços como os laboratórios de cinesioterapia, eletrotermofototerapia, recursos terapêuticos manuais e na piscina térmica do Centro Esportivo. 


deixe seu comentário

leia também

leia também