Instalada pela Celesc em Maravilha com investimento de R$ 11 milhões, a obra vai beneficiar diretamente 21 mil unidades consumidoras distribuídas em seis municípios
A Celesc e o Governo do Estado inauguraram no último dia 8, a Subestação Maravilha, obra que faz parte do plano de expansão do sistema da Celesc para melhor atender a região Oeste do estado. Com investimentos que somaram R$ 11 milhões, a nova subestação está conectada ao sistema de 138mil Volts e representa um incremento de 50% na quantidade de energia disponível para mais de 21 mil unidades consumidoras.
Estrategicamente posicionada, além de Maravilha a obra beneficia os municípios de Iraceminha, Flor do Serão, São Miguel da Boa Vista, Santa Terezinha do Progresso e a área rural de Tigrinhos. Segundo informado pela Celesc, a unidade foi projetada para assegurar a qualidade de energia pelos próximos sete anos, considerando-se as atuais taxas de crescimento do mercado existente, sem que haja necessidade de ampliação da estrutura. “Esta obra da Celesc traz energia de qualidade e em quantidade suficiente para trazer mais empresas a essa região. O Governo proporcionará, cada vez mais, infraestrutura para o desenvolvimento de Maravilha e demais municípios”, disse o governador Eduardo Pinho Moreira, em seu discurso.
Detalhes da Obra
Equipada com tecnologia de ponta, a subestação poderá operar de forma remota e teleassistida, integrada ao Sistema Digital de Supervisão e Controle da Celesc. A tensão de operação é de 138 mil Volts, com subestação atendida por duas Linhas de Transmissão provenientes do seccionamento da LT Pinhalzinho – São Miguel D’Oeste II. Dimensionada para melhorar a qualidade e confiabilidade do atendimento à região e para comportar o crescimento do setor industrial e do agronegócio nos próximos sete anos, sem necessidade de ampliação. Atende a mais de 21 mil unidades consumidoras. A obra também desafoga a carga da Subestação da Celesc em Pinhalzinho, beneficiando indiretamente toda a região atendida por aquela subestação.
deixe seu comentário