No local os ales passaram por acompanhamento médico e odontológico, além de receberem orientações para manter uma boa saúde
Desde 2007 a Secretaria de Saúde de Flor do Sertão desenvolve o Programa Saúde na Escola (PSE), que atende os estudantes das duas escolas do município. Nesta segunda-feira, dia 12, houve mais uma etapa, com atendimento dos alunos na Unidade Básica de Saúde. No local os ales passaram por acompanhamento médico e odontológico, além de receberem orientações para manter uma boa saúde.
Segundo a secretária Maristela Valler, com o trabalho realizado com os alunos é possível detectar problemas de saúde em fase inicial, quando as chances de tratamento são maiores. “Tivemos o caso de uma criança que teve um problema renal. Ele não sabia e, através do programa PSE, deveio consultar, a doutora pediu uns exames e detectou. A criança conseguiu se tratar. Talvez se tivesse esperado até hoje, poderia precisar fazer hemodiálise”, revela.
Nesta sexta-feira, dia 16, outro grupo de alunos também participa do programa. Entre as duas etapas, aproximadamente 150 crianças devem ser atendidas. De acordo Maristela Valler, a exemplo de outros programas que a Secretaria desenvolve, o PSE tem foco na prevenção. “Preferimos trabalhar a epidemiologia, na prevenção. Penso que não devemos ficar na parte curativa. Desde a questão da escovação dos dentes, problemas visuais, hipertensão, diabetes e obesidade”, explica.
Quando os alunos apresentam algum indício de problemas de saúde, já são encaminhados para tratamento. Na questão da obesidade, os alunos são encaminhados a um programa específico para crianças na academia, duas vezes por semana no contraturno.
deixe seu comentário