Home Mais de 300 jovens participaram da Conexão Jovem em São Miguel

Mais de 300 jovens participaram da Conexão Jovem em São Miguel

A boa participação é creditada às ações do Movimento SC pela Educação

Última atualização: 2017/09/18 5:37:39

São Miguel do Oeste

A manhã de sábado (16) foi destinada inteiramente aos jovens e a educação em todo o Estado de Santa Catarina. Organizado pelo Movimento SC pela Educação, o workshop Conexão Jovem 2017 promoveu encontros simultaneamente em 16 cidades onde estão lotadas as Vice-presidências da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Na pauta, o diálogo acerca da escolaridade, permanência na escola e melhorias na educação. Em São Miguel do Oeste, com a presença de 300 jovens da região Extremo-oeste, alunos do ensino médio da rede pública e universitários, o evento, realizado no Centro Cultural da Unoesc, foi acompanhado pelo vice-presidente da Fiesc Extremo-oeste, Astor Kist, gerente Regional de Educação, Moacir Martelo, prefeito em exercício, Alfredo Spier, e professores.

Os jovens participaram de palestras referentes às competências necessárias para o profissional do Século 21, com o especialista em marketing, Lucas Miguel Gnigler, e o cenário educacional e seus desafios, com Cristiane Cechi. Logo depois, os dois palestrantes participaram do Painel “Fortalecendo o Ecossistema em prol de uma melhor educação”, com a participação do médico do Hospital Siro Libanês, professor e doutor em educação, Ricardo Komatsu. Membro do Comitê Internacional Lions Clube.

O debate submergiu em assuntos como a busca do conhecimento, o processo da educação, o “eu jovem” como formador de sua própria educação, buscando conhecimento, oportunidades e superação de obstáculos. Usar as ferramentas tecnológicas de forma a reforçar o conhecimento e outras dezenas de questões relacionadas a busca pela formação pessoal e profissional.

Para Kist, que já foi professor e é um entusiasta do Programa SC pela Educação, o único caminho para mudar uma localidade, um estado e o país, é a educação. “Só há um caminho para que possamos mudar a realidade e construirmos um país pujante e de bases sólidas: a educação!”, disse ele.

Por fim, os participantes responderam a um questionário que formará um relatório estadual sobre o Olhar do jovem sobre a educação. O músico Beto Ruschel fechou a manhã com apresentação musical.

deixe seu comentário

leia também

leia também