Home Proposições de vereadores tratam sobre acesso a comunidades, sugestões para o trânsito e isenção de IPTU

Proposições de vereadores tratam sobre acesso a comunidades, sugestões para o trânsito e isenção de IPTU

Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (4), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições sugerindo obras e serviços públicos

Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Última atualização: 2023/04/05 10:31:08

Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (4), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições sugerindo obras e serviços públicos. Os pedidos tratam sobre acesso a comunidades do interior, sugestões para o trânsito e um requerimento de informação sobre isenções de IPTU. Leia mais informações a seguir.

Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores,
Vereadores aprovaram projeto em segundo turno

Moção de Apelo 19/2023: Vanirto Conrad (PDT) solicita a retirada do muro de concreto existente do lado direito das margens da BR-163, no acesso à Linha Lajeado Direito. O vereador justifica o pedido afirmando que a existência desse muro de concreto tem tornado difícil o acesso à comunidade, em especial de caminhões que precisam parar às margens da BR-163 para poder acessar a Linha Lajeado Direito. “Vários acidentes têm ocorrido, tendo em vista que veículos que vêm desta localidade, ao chegarem na BR, deparam-se com caminhões de maneira frontal, causando, como consequência, acidentes”, explica o vereador. A moção é destinada ao diretor geral do Dnit em Santa Catarina, Fabricio de Oliveira Galvão, e ao superintendente regional do Dnit em Chapecó, Alysson Rodrigo de Andrade.

Indicação Legislativa 53/2023: Márcio Santin (PT) solicita à Administração Municipal que construa uma rampa de acesso aos moradores da margem da Rua Padre Aurélio Canzi (BR-163) na Vila Dona Maria, Bairro São Sebastião. O vereador afirma que os moradores têm acesso restrito à localidade; que a Rua Padre Aurélio Canzi (BR-163) não possui acostamento e nem calçada/passeio, o que gera dificuldades para pedestres e ciclistas. Com isso, ressalta, os moradores utilizam um caminho alternativo, para diminuir o percurso e evitar atropelamentos, subindo o barranco.

“Com chuva e durante a noite, a dificuldade aumenta muito”, acrescenta Santin, afirmando ainda que a construção de uma rampa com acessibilidade tem o propósito de diminuir o risco de morte dos ciclistas e pedestres devido ao tráfego constante e perigoso, e melhorar a qualidade de vida dos moradores, proporcionando caminho alternativo e de menor percurso. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 52/2023: Carlos Agostini (MDB) solicita a instalação de uma lombada física e tachões de sinalização na rodovia municipal que dá acesso às linhas Nereu Ramos e Sete de Setembro, no lado direito da via, sentido Oeste/Leste (descida), na curva, logo após a antiga subestação da Celesc. O vereador afirma que moradores das proximidades e motoristas relatam o trânsito de veículos em alta velocidade, comprometendo a segurança da via e colocando em risco moradores e pedestres que ali transitam. O pedido é destinado ao prefeito, ao secretário de Obras e ao presidente do Cotrasmo.

Indicação Legislativa 54/2023: Márcio Santin (PT) e Ravier Centenaro (PSD) sugerem à Administração Municipal que realize estudo técnico para que os novos loteamentos, e futuramente toda a cidade, possuam instalações das redes elétricas, de água, esgoto, de internet, de telefonia e de outros serviços em galeria subterrânea.

Os vereadores ressaltam que a sugestão reforça a indicação apresentada pelos vereadores mirins Júlia Giovenardi Machado e Luca Valar Assenheimer, em sessão realizada no dia 22 de março. “O atual sistema aéreo proporciona uma grande poluição visual e risco de acidentes, e os sistemas subterrâneos despendem altas somas na recuperação do pavimento das obras de construção e manutenção, com difícil localização dos pontos com problemas. Um sistema de galeria pode proporcionar um visual mais agradável, sem a presença de postes e fiação. Os sistemas paralelos dentro da galeria podem proporcionar fácil identificação de pontos falhos e fácil acesso para o trabalho de manutenção”, ressaltam os vereadores, citando que diversas cidades ao redor do mundo utilizam o sistema, assim como as cidades brasileiras de Cascavel e Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Joinville (SC).

A indicação é destinada ao prefeito e aos secretários de Urbanismo, de Desenvolvimento Sustentável e de Planejamento.

Indicação Legislativa 55/2023: Ravier Centenaro (PSD) solicita a instalação de uma rotatória no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Olímpio Ferronatto, no Bairro São Jorge. O vereador justifica que este é um pedido dos moradores das proximidades. “Recentemente as ruas foram asfaltadas e, como consequência disso, os motoristas passaram a trafegar com maior velocidade. O pedido de instalação de uma rotatória tem o objetivo de diminuir a velocidade dos veículos e proporcionar maior segurança à população”, afirma o vereador. O pedido é destinado ao secretário de Urbanismo e ao presidente do Cotrasmo.

Requerimento de Informação 20/2023: Cris Zanatta (PSDB) solicita informações sobre a isenção do pagamento do IPTU. Ela cita o artigo 175 do Código Tributário Municipal, que trata sobre as isenções de IPTU para imóveis, e questiona quantos contribuintes solicitaram isenção de IPTU amparados por esse artigo; qual a justificativa da Administração Municipal para não realizar descontos de 10% no pagamento à vista do IPTU nos anos de 2022 e 2023; quantos pedidos de isenção foram deferidos e negados; e questiona ainda se o Município mantém cadastro prévio dos contribuintes que pedem isenção todos os anos. O pedido é destinado ao prefeito e à secretária adjunta de Finanças.

PROJETO EM SEGUNDO TURNO

Na sessão os vereadores aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei 13/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o chefe do Executivo Municipal a firmar contrato de cessão de uso de bem imóvel de propriedade do Município de São Miguel do Oeste. O imóvel é parte do lote rural nº 51, com área total de 3.000 m², tendo 83,97 m² de área construída, matriculado no Crismo sob nº 15.136, situado na Linha Veado, município de São Miguel do Oeste, antiga sede da “Escola Isolada Municipal Santa Filomena”.

deixe seu comentário

leia também